Connect with us

GERAL

Teresina é considerada capital mais desenvolvida do Nordeste, aponta FIRJAN

Publicado

em

Teresina é a capital mais desenvolvida do Nordeste, segundo a FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de janeiro. O IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal foi criado em 2008 pela Federação das Industrias do Rio para medir o desenvolvimento dos municípios brasileiros. O ranking divulgado nesta segunda-feira feira (1º/02), alcançou 5.517 cidades. Ficaram de fora cinco cidades recém-criadas e 48 que não forneceram informações sobre seus indicadores.

A pontuação varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho da cidade. Com 0,7813, Teresina é a 1ª do Nordeste, a 12ª do país entre capitais e a 647ª entre os municípios pesquisados. Para produzir o relatório, a Firjan considera três fatores: emprego e renda, educação e saúde.

Para o prefeito Firmino Filho, a posição ocupada por Teresina no cenário nacional é motivo de orgulho e resultado de todos os esforços da administração. “É importante perceber que as medições que são feitas externamente por instituições renomadas reconhecem os avanços que a cidade tem tido, principalmente na área de saúde e de educação”, disse o chefe da administração municipal.

Para aos secretario de Comunicação do município, jornalista Fernando Said essa é a melhor notícia do ano que os teresinenses poderiam receber. Segundo ele, isso se deve a política econômica e de desenvolvimento adotada pelo prefeito Firmino Filho quando elegeu justamente esses três fatores para sua gestão: emprego e renda, educação e saúde.

Pesquisa Firjan
A Firjan calcula o índice de educação pelo número de matrículas no ensino infantil, a média de aulas diárias e o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) no ensino fundamental. Em 2014, por exemplo, Teresina obteve a maior nota entre as capitais nordestinas. Nas séries iniciais, 4ª e 5ª, a cidade obteve nota 5, superando a meta estipulada pelo Ideb, que é de 4,9. Outro ponto destacado na educação de Teresina é o número de crianças matriculadas nas séries iniciais. Em 2015, foram 17 mil alunos no ensino fundamental, fazendo com que Teresina cumprisse, antecipadamente, a meta 1 do Plano Nacional de Educação.

Publicidade

Quanto à saúde, o índice é calculado com base no número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (ISAB). Em 2015, por exemplo, foram agendados 1 milhão, 815 mil e 554 consultas, exames e cirurgias ambulatoriais por meio do sistema de marcação Gestor Saúde.

Quanto ao índice emprego e renda, o índice leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social. Em Teresina, durante o ano de 2015, foram criados com 5.928 postos de trabalho, sendo 4.253 através das empresas de Call Center, setor que recebeu importantes incentivos fiscais da Prefeitura de Teresina.

Blogueiro: Pedro Alcântara\180Graus

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS