Connect with us

GERAL

Teresina registra o menor índice de isolamento social desde o início da quarentena

Publicado

em

Nessa quarta-feira (5), Teresina apresentou o índice de isolamento social de 37,8%, o menor já registrado desde o início da quarentena no município. A queda do número de pessoas em casa se deu, principalmente, na semana da volta das atividades comerciais. Nesta semana, os centros comerciais e shoppings, por exemplo, foram reabertos na capital.

O bairro com o maior índice de isolamento social foi o Ininga, na Zona Leste, com 61,30%. Já o bairro com a menor taxa foi o Beira Rio, na Zona Sudeste, com 23,20%. De acordo com os dados da Startup Inloco, Teresina alcançou a sexta maior taxa de isolamento social entre as capitais do país no mesmo dia.

Segundo o presidente da Empresa de Processamento de Dados de Teresina (Prodater), Eduardo Aguiar, queda do índice de isolamento social na capital já era prevista devido ao retorno de muitas pessoas ao trabalho com a reabertura do comércio.

Filas são registradas no primeiro dia de abertura dos shoppings em Teresina — Foto: Edigar Neto /TV Clube

Filas são registradas no primeiro dia de abertura dos shoppings em Teresina — Foto: Edigar Neto /TV Clube

“Nós estamos na segunda etapa da segunda fase da reabertura e muitas atividades econômicas já estão em funcionamento, inclusive, outras voltaram a funcionar com mais abertura, então essa queda do isolamento social já era prevista por nós. Nós iremos observar os dados pelos próximos 15 dias para nós avaliarmos se o isolamento social está dentro da nossa previsão”, explicou.

Os índices vão ser observados pelos próximos 15 dias para que, conforme o presidente do Prodater, seja feita a reabertura do comércio de forma gradual para que os casos confirmados da Covid-19 não voltem a crescer.“O nosso objetivo é continuar realizando uma reabertura ordenada e gradual para que não aconteça aqui o que aconteceu em outras capitais, em outras cidades que eles abriram de maneira apressada e depois tiveram que fechar devido ao aumento de casos de contaminação”, ressaltou.

Publicidade

Coronavírus em Teresina

Conforme o último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) na quarta-feira (5), até o momento, 18.923 pessoas foram infectadas pelo coronavírus e 753 vieram a falecer em decorrência da Covid-19.

No mesmo dia, Piauí atingiu 57.100 casos confirmados de coronavírus e 1.436 mortes, em 135 municípios. Deste total, morreram 842 homens e 594 mulheres.

Reabertura do comércio

Lotação no Centro de Teresina no primeiro dia de retomada do comércio varejista e atacadista — Foto: Reprodução TV Clube

Lotação no Centro de Teresina no primeiro dia de retomada do comércio varejista e atacadista — Foto: Reprodução TV Clube

Desde o dia 6 de julho, a Prefeitura de Teresina autorizou a retomada gradual das atividades econômicas na cidade. Nesta semana, foram reabertos os seguintes estabelecimentos: shoppings centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados, serviços imobiliários, serviços de tatuagem e colocação de piercing, alojamento, higiene e embelezamento de animais domésticos.

Nas próximas duas semanas, serão autorizados a funcionar:

Primeira etapa da Fase 3 (dia 10 de agosto)

Publicidade
  • Serviços de cabeleireiros
  • Atividades de tratamento de beleza
  • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento
  • Atividades da Administração Pública Geral, Direta e Indireta, Relações Exteriores e Justiça.

Segunda etapa da Fase 3 (17 de agosto)

  • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento
  • Restaurantes a La Carte, prato feito
  • Buffet sem autosserviço
  • Bares
  • Restaurante self-service

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS