Connect with us

GERAL

Teresina tem reserva do ‘kit intubação’ por apenas 15 dias

Publicado

em

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque informou em entrevista ao meionorte.com nesta sexta-feira (16), que o lote de medicamentos que compõem o chamado “kit intubação”, para o tratamento de casos de Covid-19, só tem estoque por 15 dias na capital.

O risco de desabastecimento nos hospitais é a preocupação do momento e a FMS vem tentando economizar as reservas desses lotes compostos por ampolas e fármacos que são utilizados na assistência a pacientes com Covid-19 que precisam de ventilação mecânica.

“Temos uma reserva de 15 dias, a média de outras cidades é de dois a três dias. Esses lotes são analgésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares. Essas drogas são as mesmas que utilizamos nas cirurgias, como estamos com um mês de cirurgias eletivas suspensas, estamos economizando esses ‘kits de drogas’ para podermos usá-los no tratamento da Covid-19”, detalhou Gilberto Albuquerque.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, afirma que Teresina tem reserva por 15 dias com "kit incubação"- Foto: PMTO presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, afirma que Teresina tem reserva por 15 dias com ‘kit incubação’- Foto: PMT

A dificuldade pelo kit intubação é nacional conforme aponta o médico, São Paulo tem kits por dois dias e, mesmo que Teresina tenha uma reserva quinzenal, os kits podem acabar dependendo da sobrecarga do uso.  “Nós temos recebidos semanalmente das fornecedoras junto ao Ministério da Saúde essas medicações em insumos reduzidos, há uma requisição administrativa que as fábricas só vendem para ele, mas estamos tentando comprar alguns”, diz.

Fila de espera

Publicidade

O presidente da FMS esclarece ainda que até o fim dessa semana a oferta e demanda de leitos clínicos deve ser tudo equalizado.

“A fila de espera por leitos clínicos têm diminuído bastante, antes eram 223 e agora são 16 pacientes aguardando na fila”, afirma o presidente. “Esperamos que assim seja daqui para frente”, observa Gilberto Albuquerque.

 

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS