Connect with us

GERAL

Território do Matopiba será lançado e vai abranger 31 cidades do Piauí

Publicado

em

O Governo Federal formaliza nesta quarta-feira (6) a criação de um novo território de desenvolvimento. Trata-se do Matopiba, nome formado pelas iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O território terá uma agência exclusiva para impulsionar o desenvolvimento. Ao todo, 31 municípios do Piauí estão inseridos no novo território.

Segundo o secretário desenvolvimento rural do Piauí, Francisco Limma, a área total possui cerca de oito milhões de hectares.

“Essa agência que está sendo criada hoje através de decreto da presidenta Dilma é importante porque vai cuidar do desenvolvimento dessa nova região”, destacou o secretário.

De acordo com ele, a agência vai pensar a parte do desenvolvimento econômico do novo território, principalmente com relação a politica agrícola na região, considerada a última fronteira agrícola em expansão no mundo.

“Ela vai planejar e executar o planejamento, além de atrair os investimentos, cuidando das pessoas, do meio ambiente e da parte da infraestrutura”, falou Francisco Limma.

Publicidade

Em cada estado haverá um escritório da agência. No Piauí, a sede ficará na cidade de Bom Jesus, Sul do estado. O governador Wellington Dias vai estar presente na solenidade de lançamento do Matopiba em Brasília.

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS