GERAL

Toninho garante Piauí livre de aftosa e afirma que Adapi montará laboratório de classificação vegetal

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) vem consolidando o Piauí, através das suas ações, como área livre da febre Aftosa. O órgão promove a prevenção, controle e erradicação das doenças em animais de interesse socioeconômico, além da prevenção a disseminação de pragas vegetais, assegurando e preservando a qualidade e sanidade de vegetais, suas partes, produtos, subprodutos, materiais biológicos e resíduos de valor econômico.

De acordo com Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, diretor geral da Adapi, o Piauí continua como área livre da febre aftosa. “Hoje foi divulgado que a Adapi, de acordo com a campanha de vacinação que foi realizada no mês de novembro com certificação no mês de dezembro, que o Piauí continua como estado livre da febre aftosa. Reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Organização Mundial de Saúde Animal”, disse.

Com essa certificação o estado pode comercializar o seu rebanho em todos os estados e até internacionalmente de forma valorizada. “Livre da aftosa o Piauí está livre para comercializar os seus bovinos e essa é uma barreira que foi quebrada e que valoriza o nosso rebanho”, ressaltou Toninho.

Laboratório para  produtos vegetais
A Adapi pretende ainda montar um laboratório de classificação vegetal para agilizar as fiscalizações nesse segmento. “Tudo que é produzido no Piauí, Maranhão e no Pará é feito a classificação em Fortaleza porque nós não temos um laboratório. Mas nós já temos muita pronta e falta apenas reformular o espaço físico e alguns investimentos. Então, acredito que em torno de 120 dias nós já vamos estar com o laboratório pronto”, afirmou o diretor.

 

Publicidade

Ccom

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile