Três em cada dez bebês com menos de 2 anos tomam refrigerante, diz IBGE
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 21/08/15

Três em cada dez bebês com menos de 2 anos tomam refrigerante, diz IBGE

Quase 70% das crianças com menos de 2 anos de idade comiam biscoitos, bolachas ou bolo e 32,3% tomavam refrigerante ou suco artificial, em 2013, informa a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nesta sexta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Metade das que tinham nove meses ou mais estava em aleitamento materno de modo complementar. Foram consultados 64 mil domicílios no estudo, feito em parceira com o Ministério da Saúde. 

Cerca de 76% das crianças com menos de 1 ano de idade tomaram pelo menos três doses da vacina tetravalente – que imuniza contra tétano, difteria, coqueluche e meningite. O percentual indica que – um em cada quatro bebês com menos de 1 ano – não foi imunizado para essas doenças. A Região Sul registrou imunização mais elevada do que a média nacional (85,3%) e a área rural teve proporção superior à urbana (83,3% e 74,3% respectivamente).

A primeira consulta médica após o nascimento deve ser feita no período de até sete dias, como recomenda o Ministério da Saúde. No entanto, apenas 28,7% das crianças com menos de 2 anos foram consultadas pela primeira vez antes do oitavo dia após o nascimento. As unidades básicas de saúde foram os locais mais frequentes de atendimento (46,5%), seguidas de unidades particulares (26,4%) e hospitais públicos ou ambulatórios (16%).

Os testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas foram realizados pela maioria dos bebês menores de 2 anos no país. Cerca de 71% das crianças nessa faixa etária fizeram o teste do pezinho em 2013. Já o teste da orelhinha foi feito em 56% dessa população no primeiro mês de vida. Cerca de 51% dos bebês com menos de 2 anos fizeram o teste do reflexo vermelho – do olhinho.

 

Fonte: Agência Brasil

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Manchas escuras são vistas em ao menos 43 praias do Nordeste, mas origem segue indefinida

O surgimento de manchas escuras tem surpreendido banhistas em pelo menos 43 praias do Nordeste (veja a lista ao final da reportagem). Desde o início de setembro, a substância é vista

Simões

Campanha de Combate à Dengue é realizada em Simões

A prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, 11 de fevereiro, a abertura da Campanha de Combate à Dengue, com o tema “

Vila Nova do Piauí

Com apoio da Prefeitura de Vila Nova, pacientes com catarata são operados durante Mutirão em Picos

Cinco pacientes residentes no município de Vila Nova do Piauí, com catarata foram submetidos a cirurgias e, assim, ficaram livres da maior causa de cegueira no mundo. A ação se