GERAL

Trilha na Serra de Santo Antônio, Norte do PI, encanta aventureiros por cachoeira, mirante e fazendas

Publicado

em

Piauí de Riquezas deste sábado (15) foi até a Serra de Santo Antônio em Campo Maior, município a 81 km de Teresina, um espaço onde possui diversos atrativos para aqueles que gostam de aventura. A trilha possui cachoeiras, mirante e até fazendas que guardam a história do estado.

A Serra de Santo Antônio é formada por rochas sedimentares e compõe a Serra da Ibiapaba, que possui uma extensão de 4 mil hectares e faz parte de uma área de preservação ambiental que interliga as cidades de Altos, Campo Maior e Coivaras.

Cachoeira Bica dos Macacos — Foto: Reprodução /TV Clube

O primeiro ponto turístico da serra é a cachoeira Bica dos Macacos, que foi descoberta recentemente pelos moradores do município. O local é propício para banho visto que, abaixo da cachoeira, são formadas piscinas naturais.

“Antigamente, só quem conhecia a região eram os pescadores e as pessoas que moravam na localidade. Agora, em 2021, as pessoas de Campo Maior descobriram e começaram a visitar esse lugar tão bonito”, disse a turismóloga Jéssica Melo.

Poucos metros depois da cachoeira, os aventureiros que se dispuserem a fazerem uma trilha pela serra poderão conhecer o ‘buraco pinga’. “Tinha uma claraboia que foi feita pela força da água. Antes, ela era só um buraco pequeno onde ficava pingando água. Com o aumento do fluxo e com o passar dos anos, a claraboia cresceu e se tornou uma espécie de cachoeira”, afirmou Jéssica.

Buraco Pinga, na Serra de Santo Antônio — Foto: Reprodução /TV Clube

A serra também é composta por diversas fazendas de gado. A principal delas é a fazenda Trabalhada, que já possui mais de 300 anos e, segundo a agropecuarista Jacqueline Fortes Lajes, pertence a sétima geração da família.

Publicidade

Vista do Mirante — Foto: Reprodução /TV Clube

“A fazenda está cravada em uma data de terra muito antiga chamada serra, por causa da Serra de Santo Antônio. O primeiro herdeiro que se tem conhecimento se chama José Barbosa Ferreira, natural de União. Ele dividiu a data serra em várias fazendas para melhorar a administração e, em cada uma delas, colocou um vaqueiro para gerir”, explicou a agropecuarista.

Fonte: G1

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile