Connect with us

GERAL

UBS no Piauí fica lotada devido procura de teste Covid-19; pacientes relatam espera de até uma semana

Publicado

em

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Isabel, Zona Leste de Teresina, ficou lotada nesta sexta-feira (17) por causa da grande quantidade de pacientes com sintomas de síndromes gripais à procura por teste de Covid-19. As pessoas relataram demora no atendimento e falta de informações sobre quando e se conseguiriam fazer o exame.

A servidora pública federal, Celma Viana, foi até a unidade de saúde com a filha para que as duas realizassem o teste. Ela afirmou que falta organização e comunicação. “Aqui está difícil. A má vontade, a falta de informação, a gente pergunta uma coisa para um e o outro diz outra. É preciso que alguém tome alguma providência”, disse.

UBS registra lotação nesta sexta-feira (17)

UBS registra lotação nesta sexta-feira (17)

Alguns pacientes informaram à TV Clube que não conseguiram atendimento em outras unidades de saúde e, por isso, foram até à UBS do Santa Isabel. Há pessoas que estão tentando há mais de uma semana para fazer o teste de Covid-19.

“Já estou há oito dias tentando fazer o teste de Covid-19 do meu filho. Eu fui na UBS do Satélite, que não faz, e eles não sabem onde faz. Eu vim na UBS do Santa Isabel e vi muita gente. Eles disseram que quando terminar de atender o pessoal que veio de manhã, se sobrar, vão fazer no pessoal que chegou à tarde”, relatou Livramento.

A direção da UBS do bairro Santa Isabel reconheceu os problemas e informou que a demora está acontecendo porque a demanda por testes aumentou. Apesar das dificuldades, o representante da unidade, Tiago Silva, ressaltou que há testes para todos os pacientes.

Publicidade
UBS do bairro Santa Isabel, Zona Leste de Teresina — Foto: Reprodução /TV Clube

UBS do bairro Santa Isabel, Zona Leste de Teresina — Foto: Reprodução /TV Clube

“A insatisfação é pertinente porque, realmente, nós estamos com uma demanda muito grande de testes por conta do feriado, do ponto facultativo. Só funcionam UBSs estratégicas nesses períodos. Nós já temos uma demanda razoavelmente grande e, agora, com o aumento de casos de Covid-19 e outras síndromes gripais, estamos vendo uma grande procura de pessoas por testes de Covid-19”, declarou.

Cresce procura por máscaras e autotestes

Procura por máscaras em farmácias cresce quase 300% no Piauí — Foto: Reprodução/TV TEM

Procura por máscaras em farmácias cresce quase 300% no Piauí — Foto: Reprodução/TV TEM

A procura por máscaras descartáveis em farmácias ou drogarias no Piauí cresceu quase 300% esta semana, se comparado aos seis últimos meses, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma). A venda de álcool em gel e de autoteste também registrou alta nos últimos dias.

O aumento da taxa de positividade dos testes de Covid-19 realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), além da constatação de subnotificação de casos, fez ascender um alerta sobre a necessidade do uso de máscara. Os piauienses já não eram obrigados a utilizar o equipamento desde abril deste ano.

Na terça-feira (14), o Comitê de Operações Emergenciais do Estado do Piauí (COE) decidiu recomendar ao governo estadual que decrete a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados. A governadora Regina Sousa (PT) acatou a recomendação e o decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa quarta (15).

Publicidade

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS