Connect with us

GERAL

UFPI mantém obrigatoriedade do uso de máscara dentro da universidade

Publicado

em

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai manter a obrigatoriedade do uso de máscaras para acesso às salas de aula e espaços administrativos da instituição. Segundo a Universidade, durante reunião do Comitê Gestor de Crise realizada nessa sexta-feira (27), ficou decidido por manter o Protocolo de Biossegurança da Instituição atualizado pela última vez em julho de 2022. 

O Presidente do CGC e Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, informou que a decisão por continuar com o uso de máscaras e a solicitação do comprovante de vacinação é pautada no modelo adotado pela Universidade de cuidado com a comunidade baseado na educação e descentralização. 

“Além de manter o uso de máscara e a exigência do passaporte de vacinação, também ressaltamos a descentralização, ou seja, cada setor tem a autonomia de definir suas regras específicas no combate à covid, por exemplo, alguns cursos em que são necessários EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como uso de luvas e jalecos. A Administração Superior segue atendendo a essas demandas”, afirmou.

Durante a reunião, também foi tratado sobre a disponibilização de espaço físico, no Campus de Teresina, para vacinação permanente de covid-19 e outras enfermidades, como a imunização de H1N1, programada para após o período chuvoso.

Para a professora do Curso de Enfermagem, Telma Maria Evangelista de Araújo, integrante do CGC, a decisão por preservar o Protocolo de Biossegurança é prudente. “Estamos em um momento que Teresina está na faixa verde de transmissão da covid-19 o que significa baixo nível de transmissão. Mesmo assim é necessário manter os cuidados, por isso a importância de continuar com as máscaras e o comprovante de vacinação”, destacou.

Publicidade

No Piauí, foi decretado o fim da obrigatoriedade de máscaras em todo o Estado em ambientes abertos e fechados neste mês de janeiro. O decreto segue as recomendações do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE/PI), que se reuniu no início do mês para avaliar a situação epidemiológica e assistencial no Estado.

O documento, publicado no Diário Oficial do Estado, do dia 16 de janeiro, determina o uso facultativo de máscaras em ambiente aberto, semiaberto ou fechado, seja público ou privado, mas mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em consultórios por trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes em clínicas, unidades e estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS