Connect with us

GERAL

Unidades Móveis levam atendimento a mulheres de Picos e Geminiano

Publicado

em

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI) desenvolverá ações de assistência jurídica, social e psicológica para mulheres nos dias 29 e 31 de março, nos municípios de Picos e Geminiano, no interior do Piauí, por meio das Unidades Móveis, que são ônibus adaptados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta.

As ações serão desenvolvidas na comunidade rural Uberlândia Ambrósio, que fica nas proximidades do município de Geminiano, e na Chapada do Mocambo, que é zona rural de Picos. De acordo com a assessora técnica da Coordenadoria da Mulher, Luzia Pereira, serão oferecidos atendimentos psicológico, social, de segurança pública e orientação jurídica às mulheres dessas comunidades.

“Também realizaremos oficinas sobre Violência contra as Mulheres, Autonomia Econômica e de Cidadania e Direitos das Mulheres. Essas ações educativas e informativas serão realizadas por meio de rodas de diálogo, palestras e também haverá esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha”, explicou Luzia Pereira.

Durante as atividades, as mulheres vítimas de violência poderão fazer registro de denúncias e também serão atendidas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Piauí, da Secretaria da Segurança Pública e do Ministério Público Estadual.

“As Unidades Móveis possuem estrutura completa para o registro de denúncias e nós iremos esclarecer a respeito da violência contra as mulheres, explicando como gera esse ciclo de violência. Portanto, esperamos que as mulheres que sofram qualquer tipo de agressão se sensibilizem e denunciem, pois a maioria delas ainda tem medo de fazer a denúncia, ou por conta do próprio agressor ou devido a situação financeira”, disse a assessora técnica da Coordenadoria da Mulher.

Publicidade

Unidades Móveis

As Unidades Móveis fazem parte do Pacto Nacional pelo enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem umas das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência” do governo brasileiro. Para que ocorra o funcionamento efetivo dessas Unidades, é necessário que haja uma ação conjunta entre os poderes executivo e judiciário, assegurando equipes multidisciplinares e ações educativas voltadas para a prevenção de crimes contra mulheres. Nesse processo, a articulação e a ação dos movimentos de mulheres, do campo e da floresta, são fundamentais.

 

Governo do Piauí

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS