Connect with us

GERAL

Veja imagens aéreas exclusivas da cidade de Vila Nova do Piauí

Publicado

em

O Portal Cidades Na Net, retrata com imagens aéreas, a pequena cidade de Vila Nova do Piauí, localizada no semiárido piauiense, distante cerca de 370 km da capital do Estado, Teresina.

Conheça a história: A cidade originou-se a partir da fazenda São João, instalada à margem do rio São João pelo português Manoel Pereira Borges de Sousa, em 1745, que encontrou nesse local as condições propícias para a criação de gado, devido às pastagens abundantes e a facilidade de se fazer água no leito do rio temporário mesmo no período de seca.

A Lei Municipal 237 de 07 de setembro de 1985, sancionada pelo prefeito de Padre Marcos Dr. Francisco Luiz de Macedo elevou o povoado já denominado de km 64, antigo Retiro, à categoria de distrito de Vila Nova. A história do km 64 foi marcada por lutas comunitárias que contribuiu de forma decisiva para que o povoado fosse transformado em distrito.

Em 14 de dezembro de 1995 através da Lei Estadual 4.810 foi criado o município de Vila Nova do Piauí, desmembrado do Município de Padre Marques, com base em plebiscito realizado em 1º de outubro de 1995. Sua instalação oficial ocorreu em 1° de Janeiro de 1.997.

Teve como primeiro prefeito Antônio Manoel da Silva (1997-2000) que foi sucedido pelo o prefeito Arinaldo Antônio Leal, que administrou de 2001 a 2008, seguido do prefeito José Navez da Rocha que ficou à frente do executivo vilanovense de 2009 a 2012.

Publicidade

Em 2013 assume novamente a prefeitura de Vila Nova o ex-prefeito Arinaldo Leal. Emancipado há 21 anos, atualmente, Vila Nova tem como prefeito o professor Edilson Edmundo de Brito (PTB) e vice-prefeito o também professor Antônio Tiago Leal (PT). Segundo o IBGE, tem uma população estimada em 2.931 Habitantes.

Veja fotos aéreas da cidade:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS