Connect with us

GERAL

Vigilância Sanitária de Jaicós divulga nota com recomendações aos comerciantes e população

Publicado

em

Considerando os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Jaicós, que adotam medidas de prevenção para evitar o contágio e propagação do novo coronavírus, a Vigilância Sanitária de Jaicós, que tem como coordenadora a nutricionista Jacielly Freitas Silva, divulgou uma nota com recomendações.

A vigilância recomenda através do documento, que comerciantes em geral, profissionais da saúde de UBS e Hospitais e a população, redobrem os cuidados de higiene pessoal e dos estabelecimentos.

A coordenadora Jacielly Freitas, em entrevista ao Cidades na Net, falou que é necessário que as ações preventivas sejam realizadas em conjunto por toda a população. “É importante que todos nós usemos a conscientização. Não temos nenhum caso suspeito, então temos que trabalhar com a prevenção. É importante que comerciantes, donos de bares, jovens que costumam sair à noite e toda a população se conscientizem e tomem os cuidados necessários. É preciso que trabalhemos em todos os setores, saúde, assistência, policiamento, em uma ação conjunta, para que possa dar tudo certo”.

Ela ainda disse que, até o momento, não há recomendações para que os estabelecimentos sejam fechados e que serão feitas apenas recomendações preventivas.  “No momento, temos apenas recomendações de medidas preventivas para os comerciantes. Não vamos decretar que os estabelecimentos fechem, mas vamos estar trabalhando com orientações preventivas, para que os proprietários estejam fazendo a limpeza constante das bancadas, do local, a auto higiene e também informar os comerciantes para que eles mesmos possam também passar orientações aos clientes. Porque é necessário que prestemos essa assistência, mas também que todos ajudem e pensem no próximo” disse.

Veja a nota:

Publicidade

NOTA TÉCNICA DE RECOMENDAÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS (2019-NCOV)

 

Considerando a classificação da Organização Mundial da Saúde – OMS como Pandemia, o surto da doença COVID 19, causada pelo novo coronavírus.  Considerando também o decreto do governo do estado do Piauí n° 18.884, de 16 de Março de 2020 e do decreto municipal da cidade de Jaicós n° 06/2020 que adotam medidas de prevenção para evitar o contágio e propagação de infecção do novo coronavírus.

A Vigilância Sanitária de Jaicós recomenda ações preventivas a população, comerciantes em geral e profissionais da saúde de UBS e Hospitais a redobrarem os cuidados de higiene pessoal e dos estabelecimentos.

RECOMENDAÇÕES

Publicidade

✓ Lavar frequentemente as mãos com água e sabonete;

✓ Alternativamente, higienizar as mãos com álcool em Gel à 70%;

✓ Cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

✓ Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;

✓ Manter os ambientes bem ventilados. Se possível, abra portas e janelas

Publicidade

✓ Evitar aglomerações em locais acima de cinquenta pessoas;

✓ Evitar contatos físicos (abraços, aperto de mão etc)

✓ Evitar viagens sem urgência

✓ Não compartilhar objetos pessoais;

✓ Cuidado ao utilizar os banheiros públicos. Veja se estão limpos e ao sair deixe os em condição de uso;

Publicidade

✓ Aumentar a frequência e Manter limpas com álcool à 70% ou hipoclorito (1 a 2%) todas as superfícies que são de maior manipulação como por exemplo: corrimão de escada, maçanetas de portas, celulares, bancadas de trabalho, teclado de computadores, dentre outras;

✓ Caso tenha recentemente retornado de viagem onde o número de casos se encontra aumentando, reservar-se por um período de 7(sete) dias, principalmente, de pessoas acima de 60 anos, por ser o grupo mais vulnerável ao COVID 19;

✓ Disponibilização de lavatórios para mãos, com toalhas de papel e álcool na concentração 70 para funcionários.

✓Aos Trabalhadores da saúde é indispensável a utilização dos EPI (Equipamentos de Proteção Individual)

-Mascaras, luvas, avental/jaleco, óculos de proteção etc

Publicidade

Necessitamos realizar ações para o controle da doença, pedimos a todos que tomem cuidado com as informações. Elas precisam ser provenientes de fontes confiáveis de órgãos oficiais dos governos federal, estadual e municipal.

Informamos que para mais detalhes sobre as recomendações acima e outras informações relacionadas ao COVID-19, acesse o site https://www.saude.gov.br/saude-de-az/coronavirus ou baixe o aplicativo Coronavirus – SUS, disponível nos sistemas iOS e Android.

 

Veja também o decreto da Prefeitura de Jaicós :  DECRETO JAICÓS

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS