Connect with us

Alagoinha do Piauí

Visitadores do Programa Criança Feliz de Alagoinha ganham fardamento novo e participam de capacitação

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do Programa Criança Feliz (PCF), entregou novo fardamento para os visitadores, nesta quinta-feira, 12 de janeiro.

Na ocasião, a secretaria de Assistência Social, Maria de Lourdes, fez a entrega do fardamento da equipe junto com o kit para auxiliar na praticidade das visitas domiciliares.

À esquerda, visitadora recebe farda da secretária Maria de Lourdes

“Darmos condições de trabalho à nossa equipe é mais do que necessário e importante para que seja desenvolvido um trabalho de qualidade, pois é isso que prezamos no dia a dia da secretaria de assistência social. Com qualidade certamente o público será melhor atendido”, destaca a secretária.

Fardamento novo é entregue aos profissionais visitadores em Alagoinha do Piauí

Além do fardamento, os profissionais participaram de uma capacitação ministrada pela pela supervisora do programa, a assistente social Helena Nara, com participação da técnica de referencia do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a assistente social Angerli Maria.

Supervisora do PCF de Alagoinha, Helena Nara
Técnica de referência do CRAS, Angerli Maria

A capacitação para os visitadores do programa teve duração de 8h e foi realizada com objetivo de reforçar para a equipe, o guia do visitador e o método CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança) que deve ser utilizado na visita domiciliar.

O Programa Criança Feliz (PCF) atualmente conta com uma equipe de 06 visitadores e atende os públicos-alvo: crianças de 0 a 3 anos (Família inscrita no Cadastro Único); crianças de 0 a 6  anos (contemplados pelo BPC – Beneficio de Prestação Continuada) e gestantes.

O PCF desenvolve em suas visitas o método CDC priorizando o desenvolvimento infantil com brincadeiras simples. O programa trabalha aspectos como coordenação motora, comunicação e linguagem, cognição, interação e fortalecimento de laços parentais, pois fundamenta-se no cuidado responsivo dos cuidadores e nos estímulos dados às crianças nas diferentes faixas etárias, bem como nos vínculos afetivos estabelecidos entre ela e seus cuidadores.

CDC é um método pautado na orientação e no apoio aos reforços das famílias em torno do fortalecimento de vínculos e cuidados para o desenvolvimento da criança.

Durante o encontro, foram utilizados brinquedos pedagógicos construídos pela própria equipe.

Publicidade

>> Baú dos números

Trabalha a coordenação motora fina, a concentração, o reconhecimento números e cores.

>> Cartão Sensorial

Trabalha a coordenação motora fina, o reconhecimento das texturas, movimento de pinça e a latelaridade.

>>Passe a bola

Trabalha a coordenação motora grossa, concentração, reconhecimento de cores e destreza.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS