GERAL

Zé Santana apoia parceria ‘Conexão Teresina-Medellín-Recife’ entre profissionais de segurança pública e defesa social

Publicado

em

Aconteceu, na tarde desta segunda-feira (14), a abertura do evento Conexão Teresina-Medellín-Recife, que visa debater sobre ações realizadas na área da segurança pública e defesa social.

O debate é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Estado do Piauí – SASC, através da Superintendência de Direitos Humanos – SUDH, e apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí – ATI, e Governo do Estado – SEGOV. A solenidade aconteceu no auditório da OAB, em Teresina.

O evento Conexão Teresina-Medellín-Recife tem como principal objetivo aproximar profissionais de segurança pública e defesa social da realidade de pacificação implementada na Colômbia, experiências exitosas em Recife (COMPAZ) e no Pará (USIPAZ), para conduzir os primeiros passos na implementação de Centro de Convivência a ser instalado na unidade escolar Des. Pedro Conde, localizada no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina. O local passará por reforma e ampliação para oferecer à comunidade atendimentos multidisciplinares, com diretrizes colombianas – U.V.A (Unidade de Vida Articulada) e Centro da Felicidade; COMPAZ e USIPAZ. Com a ação, serão beneficiadas, diretamente, cerca de 5.725 pessoas, moradoras do bairro Mocambinho, Vila São Francisco e Vila Bom Jesus.

O secretário da SASC, deputado Zé Santana, ressaltou a importância da troca de experiências e de discutir ações que fazem diferença positivamente em outros locais.

“Este projeto tem como premissa ajudar aos que mais precisam, tem abordagens diferenciadas para problemas já conhecidos e demonstra o interesse do Estado em promover soluções com foco no resultado, trazendo ganhos estruturais para a região atendida. A SASC coloca-se como parceira da Secretaria de Segurança e demais órgãos participantes e reconhece a necessidade da execução de ideias bem sucedidas em outras cidades, fortalecendo a cidadania, aumentando a presença do poder público, acolhendo a população da região com um cenário adequado ao desenvolvimento econômico e à justiça social”, afirma.

Durante a solenidade, o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, falou sobre os avanços do Estado na área da segurança e sobre projetos futuros.

“Aprovamos na Assembleia Legislativa a criação de uma Força Integrada de Segurança, que também será implementada em outros estados do Nordeste, vamos avançar na integração da área da investigação, da prevenção, de órgãos como o Ministério Público e Defensoria Pública e, principalmente, com a sociedade. Nós também queremos aprovar, assim como fizemos com a Saúde, a criação de um Comitê Científico do Nordeste especializado em segurança, que deve ter uma ligação ainda maior com a academia, seja com a nossa Universidade Estadual ou com a Universidade Federal e o Instituto Federal”, informa.

Também participaram da solenidade de abertura a vice-governadora Regina Sousa; o secretário de Segurança do Piauí, Coronel Rubens Pereira; o defensor público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, Celso Barros; a superintendente de Direitos Humanos da SASC, Janaina Mapurunga; a superintendente do Sistema de Gestão de Riscos , delegada Eugênia Villa; a superintendente das Relações Sociais da Segov, Núbia Lopes; o jornalista, palestrante do evento, Jorge Melguizo, e o diretor do Núcleo de Relações Institucionais – NRI e coordenador da Câmara Técnica Intersetorial/CTI da Secretaria Estratégica De Articulação Da Cidadânia/ do Pará, titular do Gabinete de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança do Estado do Pará, Doutor Julio Alejandro Quezada Jélvez.

Ao final da solenidade de abertura, aconteceu a palestra com o jornalista Jorge Melguizo.

Publicidade

POR ASCOM

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile