Connect with us

HISTÓRIAS DA NOSSA GENTE

Empreendendo através da arte: Conheça a história de Edilton Lima de Alagoinha do Piauí

Publicado

em

O que é a arte? Para muitos definir o que é arte é algo bem complexo. O pintor e artesão, Edilton Lima, 18 anos, natural de Alagoinha do Piauí, destaca que a arte é “a mais bela e pura forma de expressão da natureza e consciência cósmica que nos permeia. A arte está por toda parte, desde um grão de areia, aos planetas, galáxias que existem. E ela também está no observar e na nossa compreensão, portanto considero que produzir arte é estar em sintonia com essa natureza e consciência universal que faz parte de nós”.

Edilton Lima é filho dos agricultores José Edilson de Lima e Maria de Lourdes de Lima e irmão de Edilurdes de Lima. Desde a infância sempre esteve conectado a natureza e a arte sempre foi uma aspiração para sua vida. Ele conta que demonstrava muito interesse pela pintura e sua mãe Maria de Lourdes o incentivava, presenteando com materiais de pintura.

Durante o Ensino Fundamental, em que Edilton cursou na Unidade Escolar Alencar Mota, ele buscou estudar mais e entender sobre técnicas artísticas. E assim ia se destacando no que diz respeito a pintura. Ele relata que buscava contribuir com suas habilidades artísticas sempre que surgia algum projeto na escola.

Foto de Arquivo Pessoal

“Sempre fui me incluindo conforme surgiam as oportunidades em projetos da escola que de alguma forma eu pudesse contribuir com a arte”, relata Edilton Lima.

Após o Ensino Fundamental foi classificado no Exame do Instituto Federal do Piauí em Picos para cursar o Ensino Médio e um Curso Técnico em Informática, onde pode adquirir conhecimentos de todas as áreas que o interessava, mas a arte sempre foi a sua paixão. Ele diz que aproveitou os três anos que esteve na instituição para buscar ter um conhecimento mais aprofundado e aprender outras técnicas. Participou de oficinas de canto, teatro, desenho e pintura, crochê dentre tantas outros projetos como mostras, seminários e pesquisas.

Pintar requer sensibilidade, habilidades e técnicas. Para o artista Edilton Lima, todos os movimentos artísticos possuem uma essência, que são necessários para a compreensão humana. O artista diz que tem como referência e inspiração, pintores como o Cândido Portinari, Frida Kahlo, Van Gogh e Pierre-Auguste Renoir.

Publicidade

“Eu tenho como inspiração artistas como Cândido Portinari, que focava a suas telas à aspectos culturais do Brasil e que fez parte de um amplo movimento das artes aqui no Brasil, também Uso a Frida Kahlo que pintava muito seus próprios sentimentos em retratos e autorretratos que mostravam a natureza de onde ela vivia. O Impressionismo, movimento que possui pintores como Van Gogh, Pierre-Auguste Renoir que são uma grande inspiração para mim nas pinturas de Paisagens”, disse.

O artista conta que além de buscar referência em pintores, procura inspirações na literatura brasileira. “E além de referências em pintores eu também busco em escritores da literatura brasileira e até mesmo canções no qual fazem parte da cultura brasileira”, afirma.

Edilton Lima retrata em suas obras memórias de sua infância como também temas culturais e paisagens singulares da cidade de Alagoinha. Por esta razão, ele teve suas obras expostas na I Exposição de Artes Plásticas realizada pela Secretaria de Cultura do município que tinha como tema “Pinceladas e Memórias”. E ele conta que foi uma oportunidade de contribuir para a valorização da cultura local, além de fazer com que as pessoas passassem assim como ele observar mais as singularidades da cidade.

Foto de Arquivo Pessoal

O SURGIMENTO DA ARTE NATURAL

Atualmente, o artista é acadêmico de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí em Picos. Com a pandemia da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas e ele retornou para Alagoinha. Então, ele e sua irmã Edilurdes decidiram montar uma loja virtual de peças feitas à mão.

Edilurdes conta que como ela já tinha conhecimento sobre técnicas de artesanato e Edilton tem um conhecimento sobre as ferramentas de divulgação, decidiram unir o útil ao rentável, e foi assim que surgiu a Arte Natural (@artenatural78).

Foto de Arquivo Pessoal

Eu já tinha conhecimento de algumas técnicas de artesanato, aí me veio a ideia de começar fazer peças para vender. Então, eu falei para ele sobre o projeto de vender e ele como tinha um conhecimento mais vasto com as tecnologias de comunicação decidiu que seria interessante a loja no formato virtual, já que estamos em uma pandemia. E daí a gente compartilhou os conhecimentos um com o outro e está dando certo”, afirma Edilurdes.

A Arte Natural está sempre em busca de agradar os clientes e traduzir o estilo dessas pessoas, pois são peças todas feitas à mão, com materiais de qualidade e únicas da região. Grande parte das peças, eles utilizam materiais que podem ser tirados da natureza de forma ecológica, o que acaba sendo um grande diferencial.

Há uma grande diversidade de pulseiras, brincos, colares tudo produzido de forma bem harmoniosa e quadros autorais do Edilton Lima. A Edilurdes relata que cada peça confeccionada é colocado um pouco de sentimento. “Cada peça que a gente faz é envolvido muito amor, carinho e muito aperfeiçoamento para que repasse para as pessoas uma visão boa”.

Assim como muitos que começaram a empreender na pandemia e vem crescendo no mercado, a Arte Natural também vem ganhando espaço, pois é um trabalho bem desenvolvido, além de ser totalmente ecológico. Segundo Edilurdes, a boa relação de irmãos e sócios contribui bastante.

Publicidade
Foto de Arquivo Pessoal

“A gente sempre conversa, planeja antes de tomar uma decisão e ele me escuta, assim como eu escuto ele e Graças a Deus, a nossa relação é muito boa e por isso está dando muito certo essa parceria”, ressaltou Edilurdes.

Edilton Lima conta que se sente muito realizado com o trabalho que vem desenvolvendo com sua irmã e que o seu sonho é poder viver da arte, onde ele possa estar expressando os seus sentimentos, trazendo reflexões sobre a situação atual de cada época, além de ser um dia referência para outros artistas.

” Viver da arte é um grande sonho pra mim. Poder expressar determinados contextos que nos represente, represente a nossa cultura e nossos sentimentos, seria muito gratificante e serviria como referência também a outros artistas”, pontuou.

Facebook

MAIS ACESSADAS