Connect with us

DESTAQUES

92 cidades do Piauí deixam de ser turísticas em novo Mapa de Turismo

Publicado

em

Documento divulgado pelo Ministério do Turismo esta semana mostra que o número de municípios turísticos no país foi reduzido em 35%: de 3.345 para 2.175. No Piauí, 92 cidades deixaram de ser turísticas por não possuírem expressivos números de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e fluxo de turistas domésticos e internacionais. O número foi reduzido de 127 para 35. O Mapa do Turismo do Brasileiro é uma ferramenta de gestão, que permite direcionamento de políticas públicas para o setor.

tabela-turismo-piauí

O mapa das cidades turísticas do Piauí (Tabela/O Olho)

Construído em conjunto com os órgãos oficiais do setor, o mapa tem como foco a estruturação e a promoção do setor, de forma regionalizada e descentralizada. Ele serve também para identificar o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada uma das cidades.

“O mapa é um instrumento de ordenamento que auxilia o governo federal nos estados quanto ao desenvolvimento de políticas públicas para o turismo. Temos trabalhado ultimamente com orçamentos bem aquém do necessário. Então, é importante que o gestor aplique onde esses valores terão um retorno melhor para a região, para o turista e também para as políticas do governo federal”, explica o diretor do Departamento de Ordenamento do Ministério do Turismo, Rogério Cóser.

Serra da Capivara é um dos principais pontos turísticos do Piauí (Foto: Google Imagens)

Serra da Capivara é um dos principais pontos turísticos do Piauí (Foto: Google Imagens)

Publicidade

RECORTE TERRITORIAL

Em sua quinta edição, o mapa é atualizado periodicamente para se adequar à realidade de cada município. “Esse mapa é o que define o recorte territorial do que deve ser trabalhado prioritariamente pelo ministério. Entendemos que é prioritário buscar respeitar os níveis de desenvolvimento das regiões turísticas”, afirma. A ferramenta permite a aplicação de recursos onde há possibilidade de maior ganho para o turismo.

Segundo a metodologia de construção do mapa, os municípios são divididos em cinco categorias, de A a E. A definição se dá a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

A categoria A representa as cidades com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Nesta faixa estão concentrados destinos turísticos como Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação de Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO).

O novo mapa aponta que 29% (630) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Eles concentram 93% do fluxo de turistas domésticos e 100% do fluxo internacional. No Piauí, apenas sete cidades estão entre as três primeiras categorias.

Publicidade

As demais cidades, que representam 71% dos casos, estão entre as categorias D e E. De acordo com Ministério do Turismo, esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, mas têm papel importante no fluxo regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Confira as cidades turísticas do Piauí:

REGIÃO TURÍSTICA MUNICÍPIO
Polo Aventura e Mistério Buriti dos Montes
Castelo do Piauí
Juazeiro do Piauí
Pedro II
Piracuruca
São João da Fronteira
Polo Costa do Delta Buriti dos Lopes
Cajueiro da Praia
Ilha Grande
Luís Correia
Parnaíba
Polo das Águas Barras
Batalha
Caxingó
Esperantina
Polo das Nascentes Bom Jesus
Corrente
Polo das Origens Caracol
Coronel José Dias
João Costa
São João do Piauí
São Raimundo Nonato
Polo Histórico Cultural Amarante
Floriano
Ipiranga do Piauí
Jerumenha
Oeiras
Picos
Regeneração
Valença do Piauí
Polo Teresina Campo Maior
José de Freitas
Santa Cruz dos Milagres
Teresina
União

Fonte: Agência Brasil

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS