Connect with us

Acauã

Chegada de animais, Feira do Empreendedor, Forró na Feira e Jogo entre Amigos movimentam 1º dia da ExpoAcauã

Publicado

em

Foi oficialmente aberta nesta sexta-feira, 12 de maio, uma das maiores exposições agropecuárias do interior do Estado do Piauí, que acontece durante três dias na cidade de Acauã, a XII ExpoAcauã e XIX Festa do Vaqueiro.

A ExpoAcauã é realizada pela Prefeitura Municipal, através de diversas parcerias, como Governo do Estado, deputados Georgiano Neto, Simone Pereira e Júlio César, Senadora Jussara Lima, Senar, Sebrae, Bando do Nordeste e outros. O evento tem por objetivo fomentar o produtor rural e movimentar a economia local, além de oferecer entretenimento à população.

O evento segue até o dia 14 de maio, com uma vasta programação voltada para os produtores rurais, envolvendo feiras, negócios, exposição, comercialização e concursos de ovinos e caprinos, além de atividades esportivas e grandes shows com artistas renomados e a festa do vaqueiro.

Na manhã do primeiro dia de evento, aconteceu a chegada dos animais. Criadores de ovinos caprinos do município, de várias cidades na região e do estado do Pernambuco trouxeram seus animais para expor e comercializar na feira de negócios bem como para participar das competições.

Um expressivo número de animais são aguardados para participar da 12ª ExpoAcauã. A previsão é de que mais animais cheguem no sábado, 13 de maio, quando será realizada a comercialização, bem como os concursos de animais, que acontecem nas modalidades pista e cabra leiteira. Serão distribuídos um total de R$ 30 mil reais em premiações aos criadores.

Paralelamente, foi realizada a Feira do Empreendedor, que visa incentivar e fortalecer a agricultura familiar, com a promoção de iniciativas de geração de renda e estimular as vendas dos empreendimentos envolvidos, alavancando o comércio local e ajudando a movimentar a economia.

A feira reuniu pequenos empreendedores de diversas áreas do município, como agricultura familiar, artesanato, culinária, apicultura, piscicultura, entre outros. O Licor Sabor do Sertão, foi um dos produtos apresentados nos stands, que fez muito sucesso. A bebida que contém álcool é produzido no município numa diversidade de sabores, como abacaxi, café, menta, hortelã e cravo.

Outros produtos foram expostos e comercializados na feira, como doces de leite, queijo de leite de cabra, creme de galinha, mel, coalhada escorrida, manteiga, nata, além de produtos de agricultura familiar como batata, abóbora, mamão, laranja, pimenta malagueta e uma iguaria rara, a pimenta de macaco, que também serve como remédio.

Jailda da Silva, é uma das empreendedoras da feira, ela participou de um curso ofertado pela Prefeitura de Acauã em parceria com o Senar, e montou seu stand para vender os produtos que aprendeu fazer no curso.

“Estou feliz pela oportunidade que nos foi dada, veio o curso, aprendemos a fazer diversos tipos de comidas e estamos aqui vendendo nossos produtos. Então agradeço muito a Prefeitura e o Senar pelo incentivo. É uma renda a mais, que vai ajudar muito no sustento da minha família”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_6558.jpg

Na ocasião, ainda foi realizado o Forró na Feira, com shows no Palco da Cultura, quando aconteceram as apresentações musicais com artistas locais, como forma de valorizar e incentivar os cantores da terra.

O Forró na Feira, que também é uma tradição, dentro da programação da ExpoAcauã, é bastante animada e reúne muitas pessoas do município, além das autoridades. O maior atrativo do evento é o jumento com as ancas com bebidas, onde a população se serve a vontade.

Na oportunidade, se pronunciaram o prefeito Paulo Sérgio, o assessor Reginaldo Raimundo Rodrigues, o Molão”, todos os vereadores do município e o prefeito de Queimada Nova, Raimundo Júlio, dentre outros.

O prefeito Paulo Sérgio, manifestou sua alegria pela realização de mais uma edição da ExpoAcauã, como também agradeceu as pessoas envolvidas na organização e as parcerias, que fizeram o evento acontecer.

Publicidade

A ExpoAcauã cresceu muito, e vai crescer mais ainda, vamos continuar fazendo um trabalho democrático e participativo, buscando melhorar e fazer as coisas acontecerem, principalmente, realizar iniciativas que movimente a economia de nosso município. A Prefeitura não tem como dar emprego para todo mundo, mas podemos realizar ações como essa que gere renda para a população, incentivando o empreendedorismo, a agricultura familiar, a ovinocaprinocultura para que nossos produtores comercializem seus produtos e animais, não só em Acauã, mas em outras cidade, melhorando sua renda”, disse o gestor.

O prefeito ainda reafirmou o compromisso de seguir desenvolvendo um trabalho que melhore a vida da população. “Nossa região tem avançado com a chegada nas energias limpas, que geram mais renda para o município, para que mais benefícios sejam feitos em Acauã e melhorar em todas as aéreas como temos feito, com ênfase na educação, na saúde, dando nossa contribuição juntamente com nossos parceiros, e toda a nossa equipe de gestão, por isso nossa gratidão. Dizer que nossa festa está começando e está linda demais”, encerrou.

O assessor Reginaldo Raimundo Rodrigues o “Molão”, mencionou que o trabalho em união tem feito a cidade de Acauã prosperar. “É por meio de um trabalho em conjunto, que conseguimos realizar essa grande festa para nosso povo, uma equipe unida, que tem feito o melhor para que festa aconteça com sucesso. E, é com essa mesma união que temos feito muito por Acauã, promovendo o desenvolvimento do munícipio”, disse.

Tanto Paulo Sérgio como Molão enalteceram o trabalho em parceria realizado com os deputados Georgiano Neto e Júlio César, além do apoio da deputada Simone Pereira, da senadora Jussara Lima e do governo do estado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_6397.jpg

O vice-prefeito Augusto Abdias Barbosa, o “Gustão”, também se pronunciou. ” É uma alegria para a gente estar participando dessa festa bem organizada pelo prefeito Paulo Sérgio e o assessor Molão, e quero gradeceu pelo empenho de cada um e também desejar uma boa exposição para quem está chegando, e uma feliz festa para todos nós”, disse.

No período da tarde, a Prefeitura Municipal realizou, na Arena Acauã, o Jogo entre Amigos, que contou com a participação do ex-Jogador do Flamengo Ronaldo Angelim.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_6817.jpg

Além do zagueiro Ronaldo Angelim, a partida festiva entre amigos contou com a participação do prefeito Paulo Sérgio, atletas e desportistas de Acauã, Paulistana e Jacobina do Piauí. O assessor Molão, também, esteve presente.

Ronaldo Angelim se tornou ídolo do Flamengo quando foi responsável pelo gol da conquista do hexacampeonato brasileiro em 2019. Atualmente, o jogador de 46 anos, aposentado, joga amistosos em todo o Brasil.

Após o jogo, Angelim atendeu os fãs, fez fotos, vídeos e distribui autógrafos entre torcedores. Ele também parabenizou a gestão pelo evento. “Fico Feliz em vir participar dessa festa maravilhosa e espero vir mais vezes fazer jogo como os amigos. Agradecer a todos que participaram e parabenizar o município pelo evento”, disse.

Angelim ainda frisou a importância da gestão trabalhar na área do esporte. “A gente percebe que tem bastante talentos e o investimento que prefeito está fazendo pelo esporte é importante, e ele está de parabéns, pois no que refere a este setor não é gasto e sim investimento. E dizer para a garotada praticar esporte, estudar muito, até porque aquele que não se tornar um atleta profissional, será um cidadão bem sucessivo”, finalizou.

A programação da ExpoAcauã segue, à noite, com shows no palco central onde se apresentarão Zezo, Jonas Esticado, Eric Land e Risael Macedo.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS