Connect with us

Acauã

Marcolândia sedia 5º Encontro Municipalista da região do Vale do Itaim; fotos

Publicado

em

O município de Marcolândia, cidade situada a 422 km de Teresina, na divisa do Piauí com o Pernambuco, foi a cidade escolhida para sediar o 5º Encontro Municipalista, realizado pela Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI).

O evento aconteceu na manhã deste domingo, dia 22 de julho, no auditório da Câmara Municipal, e teve como principal objetivo, promover a união e o fortalecimento do Movimento Municipalista como estratégia de enfrentamento à crise política e econômica e de busca por melhorias para os municípios.

O encontro abordou três temas importantes para o municipalismo, como o aerolevantamento para o cadastro imobiliário e para a implementação de medidas técnicas e administrativas para a regularização fundiária. Outros assuntos em pauta foram os planos municipais de resíduos sólidos e de saneamento, como também, a ação de recuperação do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios.

O evento reuniu prefeitos de 16 municípios do Piauí, dentre estes, o presidente da Associação, o prefeito Antoniel de Sousa, o Toninho (de Caridade), o vice Edilson Brito (de Vila Nova), o presidente da APPM, Gil Carlos (de São João do Piauí) o Francisco Pedro Araújo, o Chico Pitu – PT, que foi o anfitrião do evento em Marcolândia, além do governador do Estado Wellington Dias (PT), do senador Ciro Nogueira (Progressistas) dos deputados federais Marcelo Castro (MDB), Júlio César (PSD), Assis Carvalho (PT) e Paes Landim (PTB), os estaduais, Georgiano Neto (PSD) , Nerinho (PTB), Limma (PT) e Flávio Nogueira Junior (PDT).

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias (PT) esteve presente no 5° encontro da AMVI e foi o primeiro a discursar na reunião, e conta a importância da discussão dessas ideias. Ele ainda destaca a sua empolgação em ver a criação e o desenvolvimento dessa entidade voltada para dar assistência aos municípios da região do Vale do Itaim.

“Está sendo discutido pautas importantes, como a revitalização da cultura de plantio da mandioca, como também, tratamos sobre a questão da segurança, estamos deslocando mais policiais para essa região e destaco ainda uma proposta para a área do saneamento, focada principalmente na coleta do lixo, dentre outros temas relevantes que foram discutidos”, frisou o governador.

Publicidade

O presidente da AMVI e prefeito da cidade de Caridade do Piauí, o Toninho (PSD), frisa a relevância de existir debates e reuniões como essa, afim de reunir os gestores dos municípios, para que cada um traga suas experiências individuais de cada cidade, assim como seus anseios por melhores condições de desenvolvimento.

“Quando estive em Brasília tentando lutar só pelo meu município, senti a dificuldade de conseguir recursos perante aos órgãos, sozinho, e debatendo me trouxeram a importância de a gente se fortalecer aqui na região. Daí decidimos convocar os colegas e decidimos que deveríamos fundar uma associação para lutarmos juntos”, contou Toninho.

O presidente ainda ressalta que hoje a associação está completando um ano, e fala que o desenvolvimento de todos os municípios juntos está sendo muito grande. “Conseguimos vários avanços, sempre trazemos pessoas que vem realizando um trabalho em conjunto para nossa reunião, nesse sentido diminuímos custos e se tornou algo eficiente. Estamos sempre trocando ideias entre os municípios para que sempre possamos avançar mais ainda no sentido da economia local”, falou o presidente da AMVI.

O prefeito municipal de Marcolândia, Chico Pitu (PT), ao qual o município foi o escolhido para sediar a 5ª edição do encontro, destaca como se sente em ser o anfitrião e receber tantos gestores em seu município, e frisa sobre os temas que foram debatidos. “Isso é muito importante para discutirmos e ouvir o que os candidatos estão pensando em propor de orçamentos do estado para o desenvolvimento dos municípios. Devemos reivindicar apenas as prioridades das prioridades, e o presidente Toninho juntamente com a diretoria está buscando para ver se conseguimos colocar no orçamento. Toda reunião é importante quando aquilo que se discute é para o bem. Me sinto muito feliz em receber todos esses gestores no nosso município”.

O presidente nacional dos progressistas e senador do estado do Piauí, Ciro Nogueira, conta que sempre procura participar desses encontros, pois admite a necessidade de os municípios estarem em constante debate na busca por melhorias e afirma que que já destinou muitos recursos para ajudar no desenvolvimento econômico do Piauí.

Publicidade

“É uma parceria que temos com os prefeitos municipais, já conseguimos trazer quase 40 milhões de reais em investimentos para todo o Piauí, nunca houve um investimento dessa magnitude do governo federal, através de um senador ou deputado. Conseguimos ajudar os 224 municípios do estado e é importantíssimo termos essa sintonia com os prefeitos, para que eles possam implementar tudo aquilo que eles querem com seus projetos políticos, para que a população tenha esses benefícios”, concluiu o senador.

O deputado federal Marcelo Castro (MDB) esteve compondo a mesa de honra, e em seu discurso frisou sobre o processo de descentralização dos municípios para a busca do desenvolvimento econômico de cada cidade. “Uma obra municipal é mais barata, é melhor em qualidade de que uma obra de cunho estadual ou federal. Porque o governo federal para fiscalizar uma obra em uma cidade ‘é um Deus nos acuda’, o governo estadual do mesmo jeito, cheio de dificuldades, já o governo municipal tem mais facilidade. O prefeito quando acorda, que vai para a prefeitura, já passa na obra e ele mesmo fiscaliza, isso torna mais eficiente a administração municipal”, explicou Marcelo Castro.

O vice – presidente da AMVI, Edilson Brito, que também é prefeito de Vila Nova do Piauí, ressaltou em entrevista que o Encontro foi útil para discutir os problemas enfrentadas por esta região do Estado, bem como os desafios dos gestores durante a crise econômica no país. “Aperfeiçoar as nossas gestões e debater soluções para os municípios do Vale do Itaim, foram os objetivos do nosso 5º Encontro Municipalista, considerado um sucesso”, disse.

A prefeita do município de Pio IX, Regina Coeli (PSB) esteve prestigiando o 5º encontro da AMVI e frisa que além das novidades políticas que esses encontros proporcionam a pauta das palestras a motivou a vim participar. “Aliamos essa parte mais técnica a discussão com a presença de políticos aqui nesse encontro. Não podemos ficar sem ter essas conversas, pois cada município, embora as realidades sejam semelhantes, cada um tem suas peculiaridades que podem trazer para enriquecer e aumentar essa discussão. Temos que buscar soluções e saídas, mesmo que sejam difíceis, mas é preciso que a gente sempre se manifeste”, explanou a prefeita.

O prefeito do município de Patos do Piauí, Agenilson Dias (PSB), faz sua avaliação pessoal sobre o evento e destaca quais os objetivos principais que o trazem a participar desses encontros municipalistas. “Nossa associação foi uma ideia do Toninho, que contou inicialmente com os prefeitos da região, mas hoje já está se expandindo para outros municípios. O objetivo é promover uma união entre os prefeitos para aumentar a força na busca de recursos para os municípios, já temos algumas conquistas e ainda conseguiremos mais”, finalizou o prefeito.

Publicidade

Além dos prefeitos já citados, outras autoridades dos municípios pertencentes ao Vale do Itaim estiveram presentes no encontro, como os prefeitos, Jonas Moura (Água Branca), João Vianney (Calderão Grande), Ademar Carvalho (Belém do Piauí), Barroso Neto (Santa Cruz), Valdinar Silva (Padre Marcos), Jorismar Rocha (Alagoinha), Reginaldo Oliveira (Acauã), Fábio Macedo (Betânia do Piauí), Raimundo Júlio (Queimada Nova), Gederlânio Rodrigues, o GD (Jacobina) e Neném de Edite (Jaicós).

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS