Connect with us

MUNICÍPIOS

AGOSTO DOURADO | Roda de conversa debate autocuidado durante a gestação e incentiva a amamentação em São Julião

Publicado

em

O mês de agosto é voltado para o incentivo ao aleitamento materno, sendo denominado “Agosto Dourado”. Com isso, a Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, receberam na última segunda-feira (23/08), os acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, que estão desenvolvendo um Projeto de Extensão sobre o seguinte tema: “Educação em Saúde sobre Autocuidado de Gestantes e Puérperas e Cuidados com o Recém-Nascido em Contexto Pandêmico”.

Na ocasião, os alunos do 8º período do curso de Enfermagem, ministraram uma palestra sobre Cuidados Maternos e Neonatais, por meio da temática: “Autocuidado de Gestantes e Puérperas e Cuidados com o Recém-Nascido”, para o Grupo de Gestantes assistidas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), oferecido no CRAS.

Grupo de Gestantes – PAIF de São Julião

A idealizadora do Projeto, Marcilene Luz destaca que o mesmo surgiu com o objetivo de levar informação a gestantes de 18 municípios do Vale do Guaribas, sobre a necessidade e importância do autocuidado na fase de gestação, tendo em vista, o período pandêmico que estamos vivenciando.

“O projeto surgiu com a ideia de levar informações a gestantes e puérperas de alguns municípios do Vale do Rio Guaribas sobre a necessidade e importância do autocuidado nessas fases de gestação e puerpério. O projeto ratifica, além da ênfase na necessidade da qualidade do autocuidado materno e cuidados neonatais, a necessidade de vínculo com a Estratégia de Saúde da família, a importância de trabalhar o psicológico em todas essas fases, o enaltecimento da importância da amamentação, assim como cuidados devidos envolvendo esse público em um contexto pandêmico”, destacou Marcilene Luz.

De acordo com a secretária de saúde, Ceicinha Araújo é um projeto que traz uma temática muito importante e que veio a agregar conhecimento na cidade de São Julião.

“É muito importante o tema que eles vem trabalhando, explicando, trabalham com muito cuidado, explicam com maestria sobre todos os cuidados desde a gestação, até os cuidados no puerpério, tanto com a mãe, tanto com o bebê. Então é de suma importância para o nosso grupo de gestantes, acompanhado pelo PAIF, no CRAS. Aproveito a oportunidade para agradecer a secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes e a toda equipe da Assistência pela parceria, bem como a equipe do Selo UNICEF por atender ao nosso convite e participar com a gente”, disse a secretária de saúde.

A Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Thaise Fontes que esteva participando do momento, destaca que foi muito proveitoso, pois já está na sua segunda gestação e ainda tinha dúvidas sobre os cuidados que deve ter durante a gravidez e após o parto.

“Essa palestra foi esclarecedora demais para nós gestantes e para as mães que já estão na segunda ou terceira gravidez, porque todo dia uma pessoa diz alguma coisa diferente, eu escutei muito e com esses profissionais aqui fica mais fácil para tirarmos nossas dúvidas e é importante demais, pois a maternidade me transformou como pessoa, hoje eu me considero uma pessoa bem melhor”, disse a secretária de assistência social, Thaise Fontes.

O evento seguiu todos os protocolos de segurança que são: distanciamento social, aplicação de álcool gel e uso de máscaras.

Publicidade

Veja as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS