Connect with us

Alegrete do Piauí

Agricultores do Pronaf podem negociar débitos, diz secretário de Agricultura de Alegrete

Publicado

em

Os agricultores familiares do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que trabalharam na lavoura de feijão e milho podem negociar débitos com empresas ligadas ao programa. A informação foi repassada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Alegrete do Piauí, através do secretário Júnior Sousa.

Segundo informou Júnior Sousa, os agricultores que não tiveram seus débitos dispensados e que buscam suas contas devem entrar em contato com a empresa Ativos S.A. ligada ao Banco do Brasil, através do telefone 0800 644 3030 ou Débitos em Perda por meio do telefone 0800 647 4090 para negociação.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento de Alegrete do Piauí, os agricultores que aderiram ao PRONAF e que estejam com alguma pendência podem entrar em cotnato com as empresas citadas para negociação

Além dos telefones, os agricultores podem solicitar através de cadastro no Serasa Limpa Nome via internet.

“Ao fazer o cadastro, será mostrado opções de como proceder na quitação, se há descontos, melhor forma de pagamento de débito”, esclarece.

Publicidade

Júnior Sousa destaca que a Ativos S.A. junto ao Serasa dispõe de descontos para os agricultores que tenham débitos.

“Pode ser feito o cadastro no Serasa onde consta formas de renegociação e quitação. A empresa Ativos está em parceria com o Serasa”, disse o secretário Júnior.

“A Secretaria de Agricultura de Alegrete está pronta para ajudar todos os agricultores familiares do município. Nosso plano de trabalho e nosso termo de cooperação técnica com o Emater está sendo publicado no Diário Oficial do Estado e dentro de poucos dias estaremos emitindo Dap, onde teremos parcerias com o Piauí Fomento no tocante a empréstimos para agricultores através de parcerias com a prefeitura”, destacou.

Júnior Sousa frisou ainda que a Secretaria de Agricultura por meio da Prefeitura de Alegrete, possui parcerias com entidades do Estado do Piauí referente a Agricultura Familiar, bem como o município possui técnico da Emater e, além disso pode ser feito emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

“Quem quiser informações sobre débitos e quitação de terras, obtenção de documentos, aqueles agricultores que tenham pendências em suas propriedades e não possuem carta de quitação podem nos procurar”, orienta o secretário. “‘Temos um técnico da Emater no município e é de grande relevância para a população […] O Incra a gente emite também em Alegrete”, destacou.

Publicidade

Os agricultores que possuem débitos de suas propriedades com penhora que foram quitadas e não obtiveram carta de quitação podem se dirigir ao Cartório da Comarca da Terra e procurar a Secretaria de Agricultura.

“Esses devem ir ao cartório da Comarca da Terra para tirar certidão de inteiro teor em seguida nos procurar para enviarmos para o gerente e assim providenciar a carta. Quem pagou e não pegou a baixa de hipoteca como também o agricultor que tiver contas na dívida ativa da União deve nos procurar […] existe uma série de medidas para parcelamento de débitos”, concluiu o secretário de Agricultura de Alegrete.

Para mais informações os agricultores podem se dirigir até a sede da Secretaria de Agricultura de Alegrete, situada na rua Gregório Ramos, 179, Centro.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS