Connect with us

MUNICÍPIOS

Agricultores temem perdas nas plantações por falta de chuvas

Publicado

em

As fortes chuvas de dezembro animaram os agricultores da região de Picos que já iniciaram o plantio agrícola de milho e feijão. No entanto, as precipitações cessaram na primeira quinzena de janeiro e o otimismo agora se tornou temor: perdas nas plantações.

O agricultor, José Moura, disse que nas primeiras chuvas já começou a preparação da terra e que agora no momento de crescimento das plantas faltou a chuva.

“Logo no início das chuvas já plantei porque percebemos a mudança climática nos anos anteriores. Agora as plantações estão viçosas, mas o sol forte e a  falta de chuva está ocasionando a morte da planta. Esperamos que o inverno ainda possa melhorar nos próximos meses porque novamente plantamos , esperança é o que não falta”, afirmou o agricultor.

Previsão meteorológica

A falta de chuvas no mês de janeiro já era uma previsão apontada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Publicidade

Segundo o técnico do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, as precipitações devem aparecer com maior frequência em fevereiro, porém em áreas isoladas.

“O mês de janeiro foi de poucas chuvas o que já era esperado. Trabalhamos com previsões e existe a expectativa de chuvas para fevereiro. O inverno no Nordeste está sendo prejudicado pelo fenômeno El Ninõ que afasta as chuvas”, afirmou o meteorologista.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS