Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA│Alunos da Educação de Jovens e Adultos da UEJNR homenageiam o Rei do Baião; veja fotos

Publicado

em

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Jonas Nicolau da Rocha – Sede, promoveram uma festa alusiva ao projeto de incentivo da cultura nordestina com a apresentações culturais, comidas típicas e homenagens ao sanfoneiro pernambucano, Luis Gonzaga. O evento aconteceu nas dependências da escola na noite da última sexta-feira (07).

Com apoio da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Jorismar Rocha por meio da Secretaria de Educação que tem a frente a secretária Anatália Rocha, a realização da festa é uma extensão do projeto educativo interdisciplinar A vida de um viajante – tocando, cantando e dançando Gonzagão” que desenvolveu várias atividades sobre a vida e obra do sanfoneiro Rei do Baião durante o mês de maio.

Para a professora Valmira Sá, a festa realizada por alunos e professores da escola que homenageiam o Rei do Baião, Luís Gonzaga, celebra também o período de festas juninas como forma de resgatar e preservar a cultura do Nordeste brasileiro.

“Festejamos com Gonzagão os ritmos musicais, toda a saga da história de vida dele e trazendo as comidas típicas quando ele levou a cultura nordestina para a região Sul do país e carregou consigo os costumes alimentares”, enfatizou a professora e diretora da escola.

Tecendo elogios, a secretária de Educação, Anatália Rocha, que participou do evento, declarou por telefone ao Portal Cidades Na Net, que a escola no segmento EJA, dirigida pela professora Valmira, está de parabéns por celebrar uma festa tão importante para a cultura do país, do estado e da cidade de Alagoinha do Piauí.

Publicidade

“Meus sinceros parabéns por realizarem uma festão tão bonita e importante para a preservação da nossa cultura. Os alunos e professores estão de parabéns por toda ornamentação da escola que utilizou fotos, símbolos valorosos que representam o sertanejo como a sanfona, o chapéu de coro e demais objetos”, parabenizou Anatália.

Participante do evento, a coordenadora municipal do Ensino Infantil, Givanilda de Jesus, disse por telefone que é muito importante preservar a cultura, principalmente aquela que representa as raízes de um  povo.

secretária de Educação Anatália Rocha, e coordenadora do Ensino Infantil, Givanilda de Jesus

“Nossa cultura deve ser mantida, preservada e representada porque há um valor imensurável quando se fala em Luís Gonzaga. Ao falar no Rei do Baião, automaticamente imaginamos a sanfona, o chapéu de coro, o baião e toda a vida e obra dele. Parabenizo a diretora Valmira Sá, os alunos,  professores e todos aqueles que estiveram envolvidos para fazer acontecer uma festa tão linda”, disse.

Durante a realização do projeto interdisciplinar no mês de maio, incentivado pela Educação Municipal, a metodologia utilizada foi a pesquisa e exposição da vida e obra de Luiz Gonzaga, exposição de objetos do sertão, análise de letras de músicas, declamação de poesias, artesanato, comidas típicas e coreografias das músicas.

Matéria Relacionada: ALAGOINHA│Alunos da UEJNR realizam culminância do projeto interdisciplinar; veja fotos

Publicidade

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS