Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Gestão de Jorismar incentiva a produção do Caju; 60 mil mudas já foram distribuídas

Publicado

em

O cultivo do Caju é uma das principais atividades agrícolas e fonte de renda de centenas de produtores rurais de Alagoinha do Piauí, município localizado no semiárido piauiense.

Pensando nisto, a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Jorismar Rocha e do vice Cícero Alberto, tem incentivado a produção de Caju no município.

Desde 2017, ano que o atual prefeito assumiu a gestão até os dias atuais, já foram distribuídas mais de 60 mil mudas de Caju anão – precoce, para cerca de 60 produtores.

A ação foi possível graças a uma parceria da Prefeitura, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), escritório do EMATER e distribuidas através da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem à frente, o secretário Rossiny Carvalho.

Além da distribuição de mudas, a gestão tem buscado junto com o Banco do Nordeste, executar o Plano de Desenvolvimento Territorial – PRODETER, que tem como objetivo melhoramento da produção agrícola da Cajucultura, visando promover a capacitação, assistência técnica e modelo de plantio.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Alagoinha conta hoje com 600 hectares de plantio de Caju que produzem uma grande quantidade da fruta, que são vendidas para fabricas de processamento de polpas e doces da região, bem como há uma grande produção de Castanha.

Publicidade

Prefeito faz aquisição de mudas de Caju para 60 produtores. Foto: ASCOM

_Visita a propriedades que receberam as mudas de Caju:

O prefeito Jorismar Rocha, o vice-prefeito Cícero Alberto e secretários da gestão, visitaram na última terça-feira, dia 27 de agosto, duas propriedades na localidade Morro da Acauã. Lá foi comprovado in loco que as mudas distribuídas já estão frutificando, gerando emprego e renda para as famílias de baixa renda.

“A Cajucultura é muito importante para a produção agrícola de Alagoinha. Com mais de seis anos de seca, a cultura do Caju foi enfraquecida na região. Quando assumimos a gestão, priorizamos essa atividade e fomos buscar recursos para a aquisição de mudas, agora a reestruturação da plantação de Caju é uma realidade”, pontuou o gestor.

Jorismar falou sobre as propriedades visitadas e disse que a meta da prefeitura é ampliar cada vez mais a Cajucultura na região. “Estamos aqui em mais uma propriedade em plena 14h, mostrando a plantação de caju na roça de seu João Neném. Vê a produção do Caju assim é muito gratificante para todos nós”.

“Viemos à localidade Morro da Acauã, mostrar o nosso trabalho no município. Devido aos anos de seca tivemos uma perca de sessenta a setenta por cento da cultura do Caju. Durante dois anos conseguimos 60 mil mudas de caju na Secretaria de Desenvolvimento Rural e fomos visitar algumas propriedades para mostrar o resultado deste projeto. Na propriedade de Joaquim Neto, já há também uma produção com as mudas que foram adquiridas na secretaria e isso é, muito gratificante, ficamos muito felizes com a conquista realizada pelos nossos trabalhadores que foram em torno de 60 beneficiados com as mudas”, concluiu Jorismar.

Publicidade

O Diego, filho de seu Joaquim Neto, acompanhou a visita do prefeito e do vice à propriedade de seu pai e fez agradecimentos. “As mudas nos deram alma nova. Tivemos muitas perdas de Caju com a grande seca, mas graças ao trabalho dos que estão na Prefeitura conseguimos mudar essa história e estamos produzindo Caju, castanha, melhorando assim a vida de nossas famílias”, pontuou.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile