Connect with us

Alagoinha do Piauí

Alagoinha promove ações e chama atenção para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com seus serviços e programas, ações em alusão à Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.

As atividades foram desenvolvidas nos dias 12, 17, 18 e 22 deste mês, em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a Secretaria Municipal de Educação.

O tema central da campanha é “Faça Bonito: Esquecer é permitir, Lembrar é combater”. A campanha se configura em reforçar a importância da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, pela via da prevenção, de fazer valer as condições necessárias ao desenvolvimento social do público-alvo prioritário dentro da visão da política pública.

A Secretaria de Assistência Social iniciou a campanha com a mobilização e sensibilização em prol do combate ao abuso e a exploração sexual que vitimiza crianças e adolescentes nos diversos segmentos da sociedade realizando reuniões intersetoriais, rodas de conversa, confecções de materiais com os usuários dos SCFV, fixação de cartazes, gravação de vídeos chamando atenção para o “semáforo do toque” desenvolvido pela equipe do Programa Criança Feliz, além divulgação nas mídias sociais, cineminha, panfletagem e palestra nas escolas.

A equipe do CRAS esteve toda envolvida pelo mesmo objetivo, onde a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Lourdes, discorreu sobre o impacto da campanha, visto que, esse ano o planejamento e a intervenção contou com a participação mais próxima das crianças e adolescentes, aonde as equipes técnicas e Conselho Tutelar se deslocaram até as escolas, ao centro da cidade e ainda os receberam no âmbito do CRAS. A gestora avaliou de forma positiva e agradeceu a todos pela participação e colaboração.

Secretária de Assistência Social de Alagoinha Maria de Lourdes

No dia 18 de Maio, o “DIA D”, o Conselho Tutelar juntamente com os técnicos da secretaria, e a assistente social Angerli Maria; a psicóloga do CRAS Rogeania Alves; a assistente social e assessora técnica Ângela Bezerra, visitaram as escolas da rede municipal, estadual e rede privada.

Durante as visitas desenvolveram palestras sócioeducativas sobre o tema nas escolas Jonas Nicolau da Rocha, Eneas Policarpo (Anexo Jonas), Alencar Mota e Centro Educacional Sagrada Família-CESF.

As ações na escolas tiveram como propósito principal fazer um chamamento para a realidade da violência contra a criança e o adolescente, buscar aparatos dentro do Sistema de Garantia de Direitos da Rede Municipal, indo ao alcance dessas camadas sociais, prevalecendo a importância de trabalhar incansavelmente na esfera preventiva, erradicando as possíveis quebras de vínculos familiares decorrentes dessa ruptura de direitos.

A ação contou também com um cineminha conduzido pela psicóloga Rogeania Alves, envolvendo todos os usuários dos Serviços de Convivência referenciados pelos CRAS que são “Casinha de Brinquedos”, “Espaço Conviver” e “Semeando o Futuro”.

Publicidade

Encerrando a programação, neste domingo, dia 22 de maio, a ação desenvolvida foi a distribuição de panfletos (panfletagem) em praça pública durante a feira livre, realizada pelo Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Participaram das atividades alusivas da Campanha: a coordenadora do CRAS Ananias Luzia, a Equipe do Criança Feliz, a equipe do SCFV, a coordenadora do SCFV e presidente do CMDCA, Nilda Sá, além de todos os profissionais já citados.

Como denunciar?

Em caso de violência ou exploração contra crianças e adolescentes, as pessoas podem denunciar através do Disk 100, que será mantido o sigilo da identidade. Além do Disk 100 as denúncias podem ser feitas ao Conselho Tutelar, CRAS e Polícia Militar.

Veja fotos abaixo das ações alusiva ao 18 de Maio

Jonas Nicolau da Rocha

ENEAS POLICARPO

ALENCAR MOTA

CESF

CINEMINHA

PANFLETAGEM NA PRAÇA

CRAS ALAGOINHA

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS