Connect with us

Alagoinha do Piauí

Ao lado de familiares e amigos, escritora Fidélia Rocha lança livro “A magia do 7” em Alagoinha

Publicado

em

A comunidade alagoinhense foi presenteada com o lançamento de mais um livro da escritora Fidélia Rocha.

Em cerimônia realizada na noite deste sábado (12), na Unidade Escolar Alencar Mota em Alagoinha do Piauí, a obra “A magia do 7” foi lançada e prestigiada por amigos e familiares da autora e pela polulação em geral.

O livro é escrito em rimas, trovas e quadras e contém mais de 800 estrofes distribuídas em 140 páginas. O protagonista é o 7, abordado em diversos temas como, folclore, religião e conhecimentos gerais. Fidélia passeia pela magia e misticismo que há por trás do número, já que se considera supersticiosa e crente em simbologias, ritos, mitos e no poder das energias do universo .

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_7253.jpg

A princípio, a mesa de honra foi formada com as participações do prefeito Jorismar Rocha; da secretária de educação e primeira-dama Anatalia Rocha; do vereador Alex do PT; da professora Deolinda Marques; do escritor Valentim Neto; do presidente da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, Francisco de Assis; do presidente da Academia de Letras do Vale do Riachão – Alvar, Nilvon Batista; do representante da Secretaria de Cultura, Samuel Nascimento e do representante do Clube de Leitura, Honorato Lima.

Em seguida, Samuel Nascimento fez a leitura do prefácio que foi escrito pelo o cantor e cordelista, Beto Brito. O posfácio ficou por conta de Deolinda Marques, a própria fez a leitura dele. As netas de Fidélia, Adélia Luiza e Luiza Maria, leram a biografia da avó e a apresentação do livro.

Houve um momento de homenagem feito pelos irmãos e filhos da escritora e uma apresentação cultural dos alunos do CESF – Centro Educacional Sagrada Família, com o tema “arco-íris”. Os membros do Clube de Leitura também prestaram uma homenagem.

A estrela da noite fez seus agradecimentos, e comentou sobre alguns detalhes do livro.

“É com imensa satisfação e sentimentos sinceros que eu quero externar a minha alegria e gratidão pela presença de todos vocês, bem como todos aqueles que de forma direta ou indireta, contribuíram para que este momento acontecesse. Voltando ao livro, nós vemos na capa o arco-íris e a imagem do Espírito Santo, eu escolhi dentro do valor 7, duas imagens que eu amo. Esse trabalho foi feito assim, eu lembrava do número 7, ou lia num livro, ou via na televisão e eu corria e escrevia uma estrofe”, disse Fidélia Rocha.

Fidélia ainda destacou que a obra é dedicada ao seu genro Alan, que faleceu em 2020, e foi uma pessoa que deu muito incentivo para que ela escrevesse sobre a temática do 7. Outra homenageada no livro, é sua mãe, tendo um verso dedicado a ela. A autora também destacou a memória de outros familiares que já se foram.

Falas:

Foi dada a oportunidade para os membros da mesa de honra proferirem suas mensagens acerca do lançamento do livro. Ao fazer o uso da fala, o prefeito Jorismar afirmou que Fidélia é uma refêrencia em cultura para Alagoinha e que ela inspira os mais jovens.

Publicidade

“Falando por mim, qualquer pessoa que chegue perto de dona Fidélia se sente um pouco inferior no sentido da cultura e conhecimento que ela carrega. Muitas vezes na hora da agonia dos eventos, nas dúvidas, a gente sempre diz: pergunta a dona Fidélia, então assim, é uma pessoa de grande capacidade e que tem atuado na área cultural e religiosa servindo de base para que os jovens despertem seus conhecimentos, pensamentos e versos. É um orgulho ter dona Fidélia no nosso município”.

Nilvon, presidente da ALVAR, destacou que a obra de Fidélia é muito importante porque agrega às produções da academia.

“É uma satisfação estar aqui hoje lançando esse livro de dona Fidélia, é uma satisfação enorme para a nossa academia ter uma pessoa na qualidade de dona Fidélia. Eu gostaria só de ressaltar a importância desse livro para todos nós. E a gente vai esperar mais sete obras da Fidélia”.

O presidente da Alerp, Francisco de Assis, relembrou que Alagoinha possui muitos escritores com livros publicados e disse que A magia do 7 é um presente.

“Nós somos privilegiados por vivenciar momentos e noites como essa aqui. Eu estava aqui lembrando dos lançamentos de livros de várias figuras que eclodem aqui em Alagoinha do Piauí para a literatura e que levam o nome da cidade para o mundo através daquilo que nós somos. Aqui é um presente que dona Fidélia está nos deliciando, nos dando a oportunidade de ler essa obra, nos enriquecer, nos preencher e nos tornar mais sensíveis”.

Já o escitor Valentim Neto, contou uma memória afetiva que tem com Fidélia na época em que ela foi sua professora e disse que herdou o dom da escrita da prima.

“Eu quero dizer, Fidélia, que ao adentrar essa escola, eu fui levado ao ano de 1976, uma época em que ainda criança tive o privilégio de ser educado por você como professora por apenas um ano, mas acho que aquele ano foi suficiente para adquirir conhecimentos que perduram até hoje. Aqui em Alagoinha, tenho certeza que a fonte da cultura está em dona Fidélia Rocha e isso me dá muito prazer porque em minhas veias corre também o sangue de Fidélia Rocha, acho que por isso fui levado a gostar de escrever”.

A ativista cultural e professora, Marli Veloso também marcou presença.

Sobre a autora:

Publicidade

Maria Fidélia da Rocha Brito é natural de Monsenhor Hipólito e tem 69 anos, além de A magia do 7, ela possui um livro de poesisas publicado em 2008 intitulado de “Recados”.

Fidélia é autora do Hino Oficial do município de Alagoinha do Piauí, é graduada em Matémática pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI e membro fundadora da Academia de Letras do Vale do Riachão – ALVAR, ocupando a cadeira de número seis.

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS