Alagoinha do Piauí

Ato cívico marca comemoração do 7 de setembro em Alagoinha; fotos

Publicado

em

Hoje, 07 de setembro, é comemorado o bincentenário da independência do Brasil, momento histórico que marca o rompimento do país com Portugal no ano de 1822. Desde então, a data é celebrada em todo território nacional.

Neste contexto, foi realizado pela gestão municipal de Alagoinha do Piauí, um ato cívico com hasteamaento das bandeiras nacional, estadual e municipal em frente à Prefeitura.

O momento contou com a participação de alunos da rede estadual, municipal e privada de ensino, pela população em geral e autoridades locais.

Ao fazer uso da fala, o prefeito Jorismar Rocha destacou a importância da data relembrando que a aquisição da independência só foi possível graças a muita luta.

“Hoje é um dia muito importante, comemeoramos os 200 anos da independência do nosso país, dizer para vocês que a independência que temos hoje dependeu de muita luta, esforço e coragem do povo brasileiro e dizer a vocês que isso representou uma luta muito grande”.

O pastor Francisco marcou presença e deixou sua mensagem. “As minhas palavras nessa manhã são de gratidão a Deus pela data a qual estamos aqui que é uma data importantíssima para nossa nação e para nós que somos brasileiros. Eu alcançei um tempo onde a gente ia para a escola e ouvia o Hino Nacional, o hino do estado e o hino do município, um tempo muito importante e nós precisamos rever isso para essa geração”.

Representando os membros da Maçonaria, o professor Wilson relembrou aos presentes como se deu o processo da independência do Brasil.

“Hoje se comemora 200 anos da nossa independência, uma data bonita onde nos tornamos independentes de Portugal em 7 de setembro de 1822, quando nós brasileiros começamos a sentir na pele que estávamos sendo explorados pelos portugueses e conseguimos criar coragem, força e determinação para dizer: “Independência ou morte”, grito dado às margens do rio Ipiranga e assim passamos a ser independentes de Portugal”.

A professora Fidélia Rocha também participou do ato e em suas palavras ressaltou sua gratidão e fez um apelo.

“Gratidão por estarmos com nossos alunos aqui reunidos para este momento que retrata nosso amor, respeito e patriotismo à nossa nação Brasil. E fazer um apelo porque são nestes momentos que procuramos deixar um ensinamento para os presentes, que continuemos trabalahando para sermos uma nação independente”.

Publicidade

Também estiveram presentes prestigiando o ato cívico, os secretários Flávio Rocha (Administração), Maria de Lourdes (Assistência Social), Anatalia Rocha (Educação), Alan Brito (Transporte) e Rossiny Carvalho (Agricultura); os vereadores Samuel e Alex e o delegado R. Silva.

Confira mais imagens:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile