Connect with us

Alagoinha do Piauí

Conheça Nilda Sá, artesã e oficineira de reciclagem de Alagoinha do Piauí

Publicado

em

Muitos artistas de diversos segmentos das artes tiveram suas atividades suspensas com a chegada da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e enfrentaram dificuldades, uma vez que suas rendas eram geradas pela realização de shows, apresentações, exposições em feiras literárias entre outros eventos. Uma forma de auxiliar os artistas foi graças a aprovação da Lei nº 14.017, a Lei Aldir Blanc, que trouxe mais esperanças.

Vários municípios do Piauí foram contemplados com o auxílio emergencial. Em Alagoinha do Piauí, distante 390 quilômetros de Teresina, artistas da literatura, música, artesanato entre outros segmentos foram beneficiados.

Premiada no Edital “PRÊMIO SEU JOÃO CLAUDINO” da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, a artesã, Irenilda da Silva Sá, natural de Alagoinha do Piauí, (localidade São João), é filha do casal de agricultores: Adauto Aristides de Sá e Evanilda da Silva Sá e mãe de uma filha, Aléxia Sá.

Conhecida como Nilda Sá, iniciou sua paixão pelo artesanato e reciclagem no ano de 2009 na cidade de Rondon do Pará, onde teve a oportunidade de conhecer a ornamentação natalina do bairro Jardelãndia e desde então começou a criar peças artesanais.

Em 2013 realizou seu primeiro projeto de reciclagem e artesanato no Grupo de Convivência Semeando o Futuro com jovens de 15 a 17 anos, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Alagoinha.

Publicidade

“Dei o pontapé inicial ao realizar uma oficina de reciclagem com garrafas pets onde trabalhamos cortes, pinturas e bases de estruturas. Contamos com a contribuição da população de Alagoinha do Piauí, que se mobilizou e fizeram doações de garrafas pets juntamente a equipe do CRAS. Partindo do nosso município o projeto de reciclagem e artesanato se estendeu aos municípios de Santo Antônio de Lisboa em 2014, Monsenhor Hipólito nos anos de 2014 e 2015 e na cidade de Itainópolis que abraçou o projeto desde 2014 e o realiza há 7 anos consecutivos”, contou Nilda.

“O desenvolvimento dessas oficinas significam pra mim uma grande conquista pessoal e profissional, na medida que me trouxeram experiência e aprimoramento, além de ser satisfatório e motivacional trabalhar com o que gostamos. O artesanato com materiais recicláveis é uma grande paixão e a concretização de um sonho. Pretendo continuar inovando e aperfeiçoando essa ideia com o coração cheio de gratidão a Deus pela permissão da vida, bênçãos e dons”, concluiu a artesã.

Nilda Sá começou a vida estudantil na Unidade Escolar Joaquim José da Silva, dando continuidade no Alencar Mota, onde concluiu o Ensino Médio no ano de 2006. Na vida acadêmica é Licenciada em Filosofia pelo Centro Universitário INTA, bacharel em Teologia pela FANORTE e pós-graduada em Docência e Gestão na Educação Básica e Educação Inclusiva. Possui curso básico de Libras pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) e atualmente cursa Letras/Espanhol na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Em sua vida profissional, trabalhou de 2004 a 2008, na Unidade Escolar Joaquim José da Silva, no povoado São João, zona rural de Alagoinha, como auxiliar de secretaria e professora das disciplinas de Artes e Religião pela Secretaria Municipal de Educação-SME.

Atualmente exerce a atividade de Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS desde 2010.

Publicidade

Confira imagens de alguns trabalhos de artesanato e reciclagem realizados pela artesã Nilda Sá

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS