Alagoinha do Piauí

CRAS de Alagoinha promove Encontro de Gestantes com palestra e sorteio de brindes

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (17), foi realizado o Encontro das Gestantes no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na cidade de Alagoinha do Piauí. O encontro acontece mensalmente e há entrega de um kit para gestante que está no 9º mês de gestação.

Com o tema: “Os direitos e deveres das gestantes”, foi ministrada palestra pela assistente social e coordenadora do Programa Criança Feliz, Helena Nara.

No momento da palestra a assistente orientou as gestantes sobre alguns dos direitos que possuem como acompanhamento de enfermeiro nos postos de saúde durante o pré natal, bem como acompanhamento com médicos, agentes comunitários entre outros.

Assistente Social, Helena Nara, entrega o brinde a gestante Maria Aucigirlene.

 

No tocante aos deveres que as gestantes têm, a coordenadora repassou orientações sobre a importância do aleitamento materno até pelo menos os seis primeiros meses de vida, a higiene que o recém-nascido deve ter e das vacinas que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para as gestantes e para os recém-nascidos, além dos exames disponíveis pelo MS como exame de sangue e imagem.

Publicidade

“É importante que a mulheres saibam de seus direitos enquanto gestantes: Direito ao acompanhamento médico (SUS), acompanhamento do enfermeiro no pré natal (SUS), direito aos exames sangue e de imagem ultrassonografia (SUS), direito a cartão da gestante e também ao cartão do recém nascido, direito de escolher o acompanhante no dia do parto assegurado pela Lei nº 11.108”, destacou.

Dentre outros direitos que as gestantes possuem estão os direitos sociais, como por exemplo, as filas de prioridades, assento em ônibus e outros direito como acesso às vacinas de prevenção contra doenças.

A Lei Federal nº 11.108, ou Lei do Acompanhante, que vigora desde o ano de 2006 dá direito a parturiente escolher o acompanhante para o momento do parto e outras atividades relacionadas ao parto.  A lei permite que a gestante pode ser acompanhada pelo esposo, irmã, amiga não importando assim o grau de parentesco.

No encontro foi sorteada uma cadeirinha de descanso e entregue flores para cada mãe como uma forma de homenagem ao Dia das Mães, além da entrega de kits para gestantes. Ao final foi servido lanches.

Cadeira de descanso sorteada no encontro

   


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile