Connect with us

Alagoinha do Piauí

Educadores de Alagoinha participam em Teresina de formação sobre novo currículo da BNCC do Piauí

Publicado

em

Da cidade de Alagoinha do Piauí, a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Rocha, juntamente com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais e articuladora do PROBNCC, Marlene Hosana, representando o município, participaram nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e no Instituto Antonino Freire, da formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí.

O evento tem como objetivo implantar o novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contou com a participação de profissionais dirigentes municipais em Educação, coordenadores regionais e municipais ProBNCC e articuladores, tendo como foco principal a abertura do ciclo formativo para implementação da BNCC e do novo currículo do Piaui, através do programa PROBNCC Ciclo II, com o objetivo de promover e garantir, ferramentas de qualidade para Educação do Piaui.

A diretora do Departamento de Ensino, Adriana Rocha, frisa que o evento tem grande relevância para todos os municípios.

“Hoje o currículo do Piauí está legalizado, já foi construído e passou pelo Conselho Estadual de Educação onde existe uma resolução que dá legalidade a esse documento. Agora vamos levar para implementar nos municípios. Esse currículo norteia a elaboração de propostas pedagógicas de cada escola e da nossa matriz curricular. Nossa missão é fazer chegar aos professores, coordenadores, diretores e demais envolvidos o conhecimento do currículo do Piauí. A partir disso, já no próximo ano iremos construir a proposta pedagógica de cada escola respeitando as diversidades e realidades de cada instituição”, explica Adriana.

“Foi um encontro muito rico e proveitoso onde tivemos palestras importantíssimas. Foi abordado pela palestrante Creuza Repulho o árduo trabalho de elaboração da BNCC que começou em 2015 e já soma-se a quarta homologação. Houve consulta de mais de 300 mil pessoas colaboradoras na construção e homologação desse documento. O município de Alagoinha já tem um conhecimento desse currículo e estamos familiarizados com a BNCC. Estamos muito felizes em participarmos desse evento e vamos procurar participar dos outros para que possamos levar com segurança essa implementação e fazer com que a Educação em Alagoinha dê um passo muito grande na construção do nosso currículo, na melhoria do ensino-aprendizagem e na realização de aulas produtivas procurando sucesso na vida de nossos alunos”, pontuou a diretora do Departamento de Ensino de Alagoinha do Piauí, Adriana Rocha.

Publicidade

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada por ele e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI).

Para o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o novo currículo alinha-se à BNCC, trazendo o foco para o ensino de competências e habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes. “O currículo do Piauí foi construído em regime de colaboração por todas as redes que compõem a educação do Piauí e homologado pelo CEE. Agora iniciamos uma nova fase, a formação. Este documento visa entregar para a comunidade escolar uma atualização à luz da BNCC para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. Iniciamos a formação do currículo do Piauí para as redes municipais e rede estadual e esperamos que a rede particular participe deste processo”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação e primeira-dama de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, explicou que a adoção do documento faz-se importante em concretizar a união dos municípios em prol da educação. “A BNCC veio nortear para seguirmos a mesma direção na área da educação, diferente dos regimes anteriores enviados pelo Governo Federal nos quais as secretarias municipais estavam seguindo diretrizes próprias e descentralizando as ações. Com um documento único poderemos alavancar a educação piauiense”, disse a gestora.

O currículo do Piauí foi construído numa colaboração parceira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Undime, no ano de 2018 com mais de 22 mil contribuições por meio consulta online. Após a sistematização, a proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que homologou neste ano 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS