Connect with us

Alagoinha do Piauí

Em Alagoinha, alunos da Escola Francisco Teodoro de Brito realizam culminância de projetos educacionais

Publicado

em

Alunos do 1º ao 8º ano da Unidade Escolar Francisco Teodoro de Brito, no povoado Serra Velha, na zona rural de Alagoinha do Piauí realizaram durante toda esta quarta-feira (24) a culminância dos projetos “A leitura engrandece a alma” e “Alagoinha 33 anos Preservação do respeito a diversidade cultural na escola e comunidade”.

Pela manhã foi trabalhado a culminância do projeto “A leitura engrandece a alma” onde cada turma teve os professores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. Os professores responsáveis pelas turmas do 1°ano foram Ana Regina e Adão, coordenadores da apresentação da fábula João e Maria.

A turma do 2°ano teve como coordenadores, as professoras Margarida e Paloma, que organizaram o desfile de letras, varal de produções, livro de crônica e conto enrolado da Branca de Neve e os Sete Anões.

A turma do 3°ano ficou a cargo de Gilvane e Edine, professoras que coordenaram a dramatização do clássico O Mágico de OZ.

Os alunos do 4°ano ficaram incumbidos pelas orientações das professoras, Maria Francisca e Maria de Jesus, pela apresentação de maquete e leitura da história dos três porquinhos, assim como o alunos do 5°ano tiveram  o acompanhamento e orientação das professoras Margarida, Maria de Jesus e Paloma onde foi apresentada a fábula, o Ratinho Medroso.

Publicidade

A mesa de honra foi composta por: professores, escritores locais: Samuel, Regivalda e Honorato Lima; pela coordenadora Marlene Hosana e a secretária de educação Anatália Rocha; a diretora da escola, Zilma Alves; a secretária da unidade de ensino, Nayara Carvalho e a coordenadora pedagógica, Isabel Brito.

No período da tarde, às 14h30, foi a ocasião do projeto cultural: Alagoinha 33 anos: Preservação do respeito a diversidade cultural na escola e comunidade”, desenvolvido com alunos do 6° ao 8° ano que fizeram apresentações  descrevendo características geográficas, climáticas, tipos de vegetação, cultivos agrícolas,  mostra de peças artesanais retratando a vida e os costumes, enfatizando também os potenciais artísticos-culturais do município de Alagoinha do Piauí, entre as apresentações de dança de Reis e Bumba, tradicional folclore brasileiro.

A abertura teve apresentação de Reisado que faz parte da cultura local. Veja vídeo da dança de Reis:

A professora responsável do 6°ano, foi da disciplina de Arte, Elivaneide, que coordenou exposição de artesanatos locais e antigos da região.

A professora da disciplina de História, Paloma, fez um resgate da historia do município. Com a turma do 7°ano, na disciplina de Religião, Genivaldo, Fábio e Geuza apresentaram a parte religiosa cristã.

Os alunos do 8°ano, com a disciplina de matemática, coordenado pelo professor Adão, trabalharam a comparação de preços de produtos na zona rural e urbana do município, através de gráficos. O professor de Ciências, Adevanir, apresentou slides com entrevistas dos alunos às profissionais da saúde e a exposição de exemplos da fauna e flora local.

Publicidade

Com 9°ano, na disciplina de Língua Portuguesa, a professora, Edine, expôs obras dos escritores do município e organizou um roda de conversa e debate com os mesmos. Houve apresentação de paródias, apresentação de slogans e homenagens ao município. 
Na disciplina de Geografia, a docente Leidiane coordenou a apresentação de cartazes e informações sobre o espaço geográfico alagoinhense, representação do mapa de Alagoinha, exposição da vegetação e relevo, apresentação de maquetes do rio Marçal e dos meios de transportes de Alagoinha do Piauí. 

Na ocasião a mesa de honra teve a composição de professores, escritores locais: Honorato Lima, Regivalda, Assunção Rocha, Fidélia Rocha e Samuel Nascimento; a secretária de educação, Alatalia Rocha; a coordenadora e cordelista Marlene Hosana e os poetas da terra Otaviano Brito, Inês Cândida e Julia Maria, além da diretora Zilma Alves; secretária Nayara Carvalho e a coordenadora pedagógica, Isabel Brito.

A secretária municipal de Educação, Anatália Rocha, parabenizou professores, alunos pelo desenvolvimento dos projetos que mostraram a cultura alagoinhense.

“Agradeço aos alunos, professores e diretores da escola, ao mesmo tempo em que parabenizo-os pelo desempenho das belas apresentações que retratam a nossa história”, agradeceu.

Os projetos tiveram duração de aproximadamente dois meses onde os alunos visitaram a biblioteca municipal entre outras atividades.

A mesa de honra da solenidade de culminância foi composta por professores, escritores locais Samuel, Regivalda e Honorato Lima, pela coordenadora Marlene hosana e a secretária de educação Anatalia Rocha. pela diretora da escola, Zilma Alves, secretaria, Nayara Carvalho e pela coordenadora pedagógica, Isabel Brito.

Publicidade

-Veja fotos das apresentações no período da manhã e, logo em seguida, fotos das apresentações na parte da tarde:

Fotos do Turno da Manhã:

Fotos do Turno da Tarde:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS