Connect with us

Alagoinha do Piauí

Exploradores afirmam ter encontrado paredão de rochas com pinturas rupestres em fazenda no Piauí

Publicado

em

Dois exploradores afirmam ter encontrado um paredão de rochas com pinturas rupestres em uma fazenda na comunidade Cupiras, Zona Rural do município de Alagoinha do Piauí, a 391 km de Teresina. O local ainda não foi visitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, por isso, não pode ser considerado um sítio arqueológico.

O paredão foi encontrado há quatro anos pelo guia de turismo Augusto Júnior. “Chamou muita atenção o fato de ter umas pinturas rupestres em uma furna na fazenda. Eu tirei algumas fotos, encaminhei para um amigo meu que era estudante de história na época e ele deu início a isso tudo”, disse o guia.

Após tomar conhecimento das pinturas, o pesquisador e estudante do curso de história da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fransuer Alencar, foi até o local. Ele afirma que há registros no paredão de animais e pessoas e que eles se comunicam com as pinturas situadas no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

Local ainda não foi visitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — Foto: Reprodução /TV Clube

Local ainda não foi visitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — Foto: Reprodução /TV Clube

“Eu tive aula de campo em São Raimundo Nonato e cheguei a postar algumas fotos das pinturas. Foi quando o Augusto me disse que haviam as mesmas pinturas na Fazenda Sossego, de sua tia. Por ter estudado, ter pago a disciplina de Arqueologia, eu entendo a importância, o significado dessas pinturas. Elas se comunicam com as pinturas de São Raimundo Nonato que há datações de mais de 7 mil anos comprovadas”, relatou o pesquisador.

O paredão já está bastante danificado, segundo Fransuer, devido à exposição a luz e às chuvas. “Os órgãos competentes ainda não terem tomado conhecimento da existência desse local, não temos nenhuma pesquisa, nada foi feito”, relatou.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS