Connect with us

Alagoinha do Piauí

Igreja Católica de Alagoinha celebra 3ª noite dos festejos de São João Batista; autoridades participam

Publicado

em

A devoção a São João Batista, padroeiro da cidade de Alagoinha do Piauí, localizada a 386 km da capital do Estado, está sendo manifestada mais uma vez.

Desde o dia 15 de junho, todas as noites, um grande número de fiéis católicos se reúnem para participar das noites de novena e missa, em preparação para a festa religiosa de São João Batista.

Os fieis católicos celebram há 73 anos o referido festejo. Em 2019, a comunidade reflete sobre o tema: “A exemplo de São João Batista, sejamos uma Igreja servidora e missionária”, em comunhão com toda Igreja do Brasil as novenas e missas estão sendo embasadas com o lema: “Por uma Igreja missionária em prol dos empobrecidos”.

Na noite desta segunda-feira, 17 de junho, às 19h, aconteceram à terceira noite de novena e missa do festejo. A Missa solene foi presidida pelo padre Adalto Vieira, pároco da Paróquia de São José em Betânia do Piauí e concelebrada pelo vigário da Área Pastoral de Alagoinha do Piauí, padre Manoel Antônio de Moura.

Com a Igreja repleta de fiéis, na homilia, Padre Adalto Vieira refletiu. São João Batista, foi um santo muito importante no novo testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. São João foi consagrado a Deus desde o ventre materno. Em sua missão de adulto, ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo. Daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza”.

Publicidade

Em entrevista o sacerdote falou da alegria de voltar ao município de Alagoinha e encontrar a igreja unida, forte e persistente na fé. “Ao reencontrar amigos de Alagoinha através da 3ª noite de novena e missa sentimos muita alegria. O sentimento da liturgia de hoje é o do amor. Acredito que quando temos amor agente é capaz de compartilhar, respeitar e cuidar. Gostaria de nesta oportunidade, que São João Batista abençoe a comunidade e a Igreja consiga angariar recursos para a construção do refeitório e da cozinha da Igreja”, disse Adalto.

Os noitários desta segunda feira foram os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Segurança Pública e também os vigilantes noturnos.  Os responsáveis pela organização foram os grupos, Nossa Senhora do Amparo, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora das Graças e Divino Pai Eterno.

O prefeito municipal Jorismar Rocha a primeira-dama e secretária municipal de Educação, professora Anatalia Rocha participaram da novena e missa. O casal é um grande apoiador do festejo.

Em entrevista o prefeito Jorismar relatou satisfação em ver os católicos unidos em busca de fortalecer a fé cristã. “É um evento religioso muito importante. São momentos de intensa vivência na fé e na devoção a São João Batista, enquanto cidadão e gestão pública, me sinto honrado em poder participar do festejo. Que São João Batista abençoe nossa gestão e toda a população desta terra querida”, pontuou o gestor.

Além do prefeito, participaram da novena, o vice-prefeito Cícero Alberto, com sua esposa, Jhayne; os vereadores Samuel Sá, Verilson e George; a secretária de Saúde Amélia Sá e o Secretário de Administração Flávio Rocha.

Publicidade

Ao longo da novena e missa, dona Maria, conhecida como “Maria de Honorato”, também esteve presente e foi homenageada, por ser aniversariante do dia, com um canto de parabéns pela passagem dos seus 80 anos de vida.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS