Connect with us

Alagoinha do Piauí

Poetisa de Alagoinha do Piauí está entre as vencedoras do Prêmio Internacional Mulheres das Letras 2020

Publicado

em

A poetisa da cidade de Alagoinha do Piauí, Eva Graça Brito, foi uma das vencedoras do Prêmio Internacional Mulheres das Letras, com três poemas autorais de temática social intitulados “Quero livros”, “Intempérie e Rebelião” e “No cárcere”. Os escritos literários foram selecionados e já figuram na lista dos premiados dessa edição especial e histórica.

Segundo a escritora alagoinhense, a tríade de poesias dialoga com o atual momento de austeridade cultural, econômica e moral que paira sobre o Brasil.

Neste ano o concurso contou com mais de mil e cem autoras inscritas. Após seleção criteriosa, várias poetisas do Brasil e de outros países, como Portugal, Moçambique, Inglaterra, Irlanda e Japão, conquistaram o prêmio. Cada uma, inicialmente, será condecorada  com medalha e certificado.

O Prêmio Internacional Mulheres das Letras foi criado em 2019, através do concurso literário pela Editora Litere-se, sediada na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro-RJ.

Este, nasceu com intuito de exaltar o protagonismo feminino, seu poder diante da sociedade, mostrando ao Brasil e ao mundo sua luta diária, história de vida e escrita em livros. O prêmio tem seguimento contínuo com duração  até o final do ano.

Publicidade

“As vencedoras ainda receberão um troféu, participarão de um documentário e da publicação da obra literária homônima, que será lançada em formatos físico e em E-Book, este já disponível no site da Amazon”, destacou.

Eva Graça disse que no concurso, as participantes entram apenas com o seu talento e inspiração. Não arcam com custos, pois toda a premiação é patrocinada por apoiadores, através do Catarse que é um site de financiamento coletivo de projetos em geral. Esse  projeto foi bem sucedido e arrecadou um total de quase  RS 12.000 (doze mil reais) para financiar as premiações.

A poetisa acrescenta, que se sente muito lisonjeada com a premiação, pois através dessa iniciativa ela e tantas outras mulheres, dentre outras possibilidades, vivenciam experiências únicas no sentido de contribuir com a cultura, de ser e dar voz às questões relevantes.

A escritora frisou que geralmente costuma divulgar editais de concursos culturais em suas redes sociais, compartilhar diretamente com seus  contatos e incentiva-los a participarem ativamente desses processos, ao mesmo tempo que aproveita essa oportunidade para informar para as mulheres poetisas interessadas em participar do Prêmio Internacional Mulheres das Letras 2021.

“Para participar devem acessar o site http://editoraliterese.com.br/ para obterem maiores informações acerca do concurso literário”, destaca Eva Graça.

Publicidade

Poetisa e ativista cultural, Eva Graça Brito, recentemente tornou-se membro fundadora e acadêmica da ALVAR (Academia de Letras do Vale do Riachão). É ocupante da cadeira Número 13, patronada pelo imortal, Maurício Mendes de Brito.

Outras informações sobre a ALVAR estão disponíveis ao público, no blog https://sites.google.com/view/alvar/in%C3%ADcio

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS