Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha do Piauí imuniza mais de 400 idosos contra Influenza H1N1 no 1º dia de campanha

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí seguindo as orientações e o calendário do Ministério da Saúde, iniciou desde a última segunda-feira, dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1, no município. O primeiro grupo a ser vacinado foram profissionais de saúde.

Logo após a primeira etapa que imunizou profissionais da saúde, montadas equipes compostas com técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e motoristas estes foram distribuídos estrategicamente na sede do município para imunização do segundo público-alvo que são os idosos. Os  profissionais visitaram domicílios nas microáreas dos agentes comunitários: Antonio Viana, Gracimar, Carleide, Aparecida, Luis Claudio e Eva. A vacinação teve continuidade nesta segunda-feira dia, 30, nas microáreas das ACS’s: Carmelina e Josefa.

De acordo com a secretária de Saúde, Amélia Sá, a campanha terá continuidade na zona rural logo após conclusão do cronograma na sede. “Após finalizar a sede iremos continuar com a campanha na zona rural da mesma forma por ACS’s e a domicílio. A primeira semana de campanha foi realizada com a maior segurança, tanto para os profissionais quanto para a população”, disse.

A secretária de saúde, fez uma observação em relação aos outros anos e destacou que na 22ª edição, realizada neste ano, houve maior atenção e aceitação por parte dos idosos. “Diferente de outros anos, observamos uma aceitação maior da vacina pelos idosos, onde foram vacinados mais de 400. Dessa forma consideramos essa primeira semana de campanha um sucesso. Para que continue assim orientamos que as pessoas fiquem em casa aguardando a equipe de vacinação e desde já deixem o cartão de vacina em local de fácil acesso”, disse Amélia Sá, recomendando que estejam com o cartão de forma acessível.

Desde o primeiro dia da campanha que iniciou em 23 de março, até esta segunda-feira, dia 30, mais de setecentos pessoas entre idosos e profissionais de saúde receberam a vacina.

Publicidade

A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019, que são: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A vacina contra gripe não serve para imunização contra o coronavírus (COVID-19).


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS