Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata na sede e zona rural

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, através da gestão do prefeito Jorismar Rocha, por meio da Secretaria de Saúde administrada pela secretária Rosa Maria, realizou ações de prevenção ao câncer de próstata. O público-alvo foi homens residentes na zona rural e zona urbana.

As ações foram executadas nas seguintes unidades de saúde: UBS do povoado Serra Velha, UBS Honorato Vicente de Lima situada na sede do município, bem como na UBS de Barra do Olho D’ água, UBS Francisca Joaquina de Sousa na Serra Azul e UBS Alzira Laura de Sousa na localidade Amarelo Ferrado.

Nas quatro UBSs do município foi realizado uma programação de coletas durante o mês com os profissionais explanando sobre o movimento Novembro Azul.

A secretária de Saúde, Rosa Maria da Rocha Santos, agradeceu imensamente ao esforço de toda os profissionais que estiveram envolvidos. “Temos que dar ênfase a quem está se mobilizando para fazer saúde de qualidade do município na Atenção Básica”, destacou a secretária.

Secretária de Saúde de Alagoinha Rosa Maia

A enfermeira Dra. Rosemary, que atende na zona rural do município teceu elogios e agradecimentos à gestão. “Obrigada a gestão na pessoa da secretária de saúde Rosa Maria pelo apoio no Dia ‘D’ do novembro azul relacionado à prevenção do CA de próstata como também a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do diabetes”, destacou a enfermeira.

Vale ressaltar que em 2021, foi o primeiro ano de realização do Dia “D” do Novembro Azul na UBS Alzira Laura de Sousa no Amarelo Ferrado I.

“A ESF III agradece a oferta de material, lanche, brindes (máscaras) e realização de exames de PSA extensivo à UBS do Amarelo Ferrado I”, agradeceu a enfermeira Rosimary.

Publicidade

Nas ações em Alagoinha do Piauí foram ofertadas coletas de exames de PSA total na  Atenção Básica nas Estratégias de Saúde da família em alusão ao novembro azul.

Anualmente o município realiza a coleta dos exames de sangue alusivas à campanha de conscientização a prevenção ao câncer de próstata onde na Atenção Básica os profissionais se movimentam para sensibilizarem a população masculina sobre a doença.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise. As medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser a do PSA Total que corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA Livre, onde neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

A enfermeira Francidaves Sá, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família em Alagoinha do Piauí, explica que o PSA é um exame de Antígeno Prostático Específico que previne o câncer de Próstata. A sigla tem seu significado originário do inglês (Prostate-Specific Antigens). É um dos primeiros exames solicitados quando o paciente apresenta sintomas do câncer ou quando o médico deseja pesquisar a existência da doença, mesmo sem a presença de sintomas.

Enfermeira Francidaves Sá registra o momento em que os homens procuram a unidade de saúde

Os antígenos, são moléculas produzidas pela próstata. Geralmente apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático, por exemplo. Isso se justifica, pois o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas. Por isso é essencial procurar o urologista e/ou profissional de Saúde na Atenção Básica e realizar exames preventivos periodicamente. Afinal, 90% dos casos são curáveis quando diagnosticados cedo.

No exame de PSA Total são investigados: a Prostatite (inflamação na próstata), que provoca um crescimento desordenado deste órgão e causa muito dor, desconforto e impede a passagem da urina; a Hiperplasia benigna da próstata (HBP) – é uma das doenças benignas mais comuns entre os homens, principalmente naqueles com a idade igual ou superior de 50 anos.

Publicidade

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não melanoma.

Facebook

MAIS ACESSADAS