Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha promove momento de prevenção ao suicídio para alunos da rede municipal

Publicado

em

Em alusão às ações de prenvenção referentes ao Setembro Amarelo, a Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra nesta quarta-feira (28), para os alunos da Unidade Escolar Joaquim José da Silva, situada na localidade São João, zona rural do município.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Alane Maria de Sousa e pelo médico psiquiatra, Dr. Estevam Luis de Brito.

Além de falarem e divulgarem o principal objetivo da campanha setembro amarelo, que é o combate ao suicídio, os profissionais focaram em repassar informações aos estudantes sobre sinais de alerta para o suicídio, redes de apoio e tratamento destacando a importância da valorização da vida.

Também foi apresentada uma cartilha de orientação da Confenderação dos Médicos e da Sociedade Brasileira de Psiquiatria.

Alane pontua que os números do suicídio são preocupantes e que por isso, é tão importante falar sobre o assunto com a juventude.

“A gente sabe que entre as causas de morte de jovens de 15 a 29 anos, o suicídio está em quarto, então nós fomos conversar com eles alertando sobre os sinais para caso perceberem em amigos ou familiares, procurarem a Unidade de Saúde para fazermos o acompanhamento e tratamento, porque se trata de uma doença. Então, mesmo com os alunos sendo jovens, é importante falar sobre o assunto porque ele ainda é visto como um tabu”, disse a enfermeira.

Além das orientações para os alunos, os palestrantes entregaram uma carta à direção da escola direcionada aos pais e responsáveis com informações sobre automutilação e doenças mentais que podem ser fatores de risco para o suicídio.

Mais imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS