Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha promove momento de prevenção ao suicídio para alunos da rede municipal

Publicado

em

Em alusão às ações de prenvenção referentes ao Setembro Amarelo, a Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra nesta quarta-feira (28), para os alunos da Unidade Escolar Joaquim José da Silva, situada na localidade São João, zona rural do município.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Alane Maria de Sousa e pelo médico psiquiatra, Dr. Estevam Luis de Brito.

Além de falarem e divulgarem o principal objetivo da campanha setembro amarelo, que é o combate ao suicídio, os profissionais focaram em repassar informações aos estudantes sobre sinais de alerta para o suicídio, redes de apoio e tratamento destacando a importância da valorização da vida.

Também foi apresentada uma cartilha de orientação da Confenderação dos Médicos e da Sociedade Brasileira de Psiquiatria.

Alane pontua que os números do suicídio são preocupantes e que por isso, é tão importante falar sobre o assunto com a juventude.

“A gente sabe que entre as causas de morte de jovens de 15 a 29 anos, o suicídio está em quarto, então nós fomos conversar com eles alertando sobre os sinais para caso perceberem em amigos ou familiares, procurarem a Unidade de Saúde para fazermos o acompanhamento e tratamento, porque se trata de uma doença. Então, mesmo com os alunos sendo jovens, é importante falar sobre o assunto porque ele ainda é visto como um tabu”, disse a enfermeira.

Além das orientações para os alunos, os palestrantes entregaram uma carta à direção da escola direcionada aos pais e responsáveis com informações sobre automutilação e doenças mentais que podem ser fatores de risco para o suicídio.

Mais imagens:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile