Connect with us

Alagoinha do Piauí

Secretaria de Educação realiza Jornada Pedagógica 2019.2 em Alagoinha do Piauí; fotos

Publicado

em

Com o propósito de melhorar a didática escolar e de verificar os resultados obtidos no primeiro semestre letivo, possibilitando a troca de experiências, o ensino aprendizagem de forma coletiva, promovendo o fortalecimento do processo educativo, voltado para os profissionais de educação, o município de Alagoinha do Piauí, realizou a Jornada Pedagógica 2019.2.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, na gestão “Compromisso com o povo”, que tem à frente o prefeito Jorismar Rocha e o vice – prefeito Cícero Alberto  por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, darão inicio ao segundo semestre letivo do ano de 2019, que inicia as aulas na próxima segunda-feira, dia 12.

Ao todo mais de 800 alunos, distribuídos em cinco unidades escolares: Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha, localizada na sede do município, a Unidade Escolar Francisco Teodoro de Brito, situada no povoado Serra Velha; Unidade Escolar Joaquim José da Silva, no povoado São João; Unidade Escolar Joaquim Domingos de Sousa no povoado Serra Azul e a Unidade Escolar João Francisco de Sousa, no povoado Amarelo Ferrado I.

A Jornada Pedagógica teve início na manhã desta quinta-feira, 08, na U.E Jonas Nicolau da Rocha, e seguiu até à tarde desta sexta-feira, 09. O evento educacional teve como, tema “Fiar Saberes, Inovar Experiências e Construir Identidades”.

_Falas:

Publicidade

O prefeito Jorismar Rocha disse que o intuito da semana pedagógica é aprimorar e melhorar os conhecimentos dos profissionais, para que a Educação do município continue avançando e obtendo resultados positivos. “A gente tem participado aqui da semana pedagógica sabendo das dificuldades que se encontra o nosso município como também o Estado e o Pais, mas nós temos tentado investir na educação pagando funcionários em dia, buscando capacitação para os professores e servidores da educação a exemplo de hoje que estamos com palestrante na semana pedagógica com o intuito que possa melhorar a qualidade de ensino do nosso município e gente busca sempre manter a qualidade da merenda escolar, o transporte para os alunos e reforma de escolas para melhor receber os alunos”, disse.

A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer do município Anatalia Rocha em entrevista ao Portal Cidades Na Net afirmou que o novo semestre não será diferente do primeiro, quando o município registrou grandes avanços no setor da Educação.

“Devemos isso ao compromisso e a responsabilidade de vocês. Nós sabemos que uma educação de qualidade só pode ser realizada em um trabalho conjunto entre a gestão, as família, e, principalmente, com os professores, que são peça chave para o sucesso da Educação. Acreditamos que, com esse time de educadores, equipe pedagógica e equipe de gestão poderemos fazer com que a nossa educação melhor a cada dia”, disse.

A professora Valmira de Sá, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Alagoinha do Piauí, parabenizou a gestão pela ótima jornada.

“É uma iniciativa positiva do poder público. Trazer profissionais que trouxeram grandes exemplos e repasses de informações e mais conhecimentos. Isso vai somar para nós professores e vai repercutir nas salas de aula. A perspectiva é de melhorar cada vez mais o sistema e a qualidade da educação e a equipe gestora está de parabéns por ter a iniciativa de trazer bons profissionais para melhorar nossa pratica pedagógica. Hoje nós temos que considerar a crise que assola o país, tem que considerar que o município não estar fora de contexto nacional e reconhecer que há um esforço da equipe do prefeito para que as coisas aconteçam a contento e no tempo hábil”, salientou.

Publicidade

A Diretora do Departamento de Ensino da Rede Municipal de Alagoinha do Piauí a professora Adriana Rocha explica como foi pensada a Jornada pedagógica.

“Quando fomos preparar essa jornada pedagógica nós pensamos em trazer dois momentos diferentes. O primeiro foi um momento de integração entre os professores, um momento de relaxamento, de aprender lidar com situações, a nutrição do nosso cérebro, e deixar eles mais leve para enfrentar o segundo semestre. E hoje nos trouxemos dois representantes do grupo de estudo da universidade do Federal do Piauí nas áreas de língua portuguesa e de matemática para dar apoio pedagógico aos nossos professores, para que possam voltar para salas de aula mais preparados, e com mais segurança. A nossa preocupação é com o bem estar do nosso aluno, assim também como do nosso professor.

_Os palestrantes:

No primeiro dia de formação, foi realizada uma palestra, com a terapeuta holística e reflexo terapeuta Miriam Costa, que explanou sobre o tema “Equilíbrio Energético e Nutrição Cerebral – abordando a importância do auto cuidado”.

“É uma alegria e uma satisfação imensa, porque a nutrição vai proporcionar a pessoa ter um auto cuidado, através de sua alimentação, com recursos naturais, para assim ter um desempenho do cérebro, tirar os estresses, buscar o equilíbrio e ter uma boa qualidade de vida. O momento foi muito interessante porque houve o feedback das pessoas envolvidas. Foi uma energia positiva. Parabéns a todos que fazem a gestão”, disse.

Publicidade

No 1º dia ainda houve uma explanação sobre regência, saque de FGTS e correção de FGTS com o advogado Francisco Csssimiro, do SINDSERMA.

 O professor José Nilton agradeceu o convite e falou sobre a jornada pedagógica. “Quero agradecer o convite é um prazer imenso estar aqui em Alagoinha do Piauí pra conversar com os professores para a gente fazer o que de mais importante à educação pode fazer pelos professores que é a formação continuada. Então é uma estratégia acertada da gestão em trabalhar a partir da avaliação com competências fazer com que o professor consiga ampliar a noção de aprendizagem, como fazer com que o aluno aprenda de maneira qualitativa e que o ensino que é ministrado na escola possa ter um efeito na vida do aluno e naquilo que o aluno vá se tornar futuramente”, pontuou.

O palestrante Pedro Alves revela a importância da jornada e sobre o empenho do prefeito em capacitar os professores. “Para mim é uma alegria estar aqui novamente neste município que a gente ver que tem um empenho muito grande da gestão em fazer uma educação de qualidade para todos. Então é muito importante quando o gestor tem essa visão de investir na formação dos professores. O professor deverá refletir um pouco da sua pratica em sala de aula e com essa ação que a prefeitura juntamente com a secretaria de educação está fazendo de levar os professores uma oportunidade de perceber o quanto que se fala de educação por ai a fora te a possibilidade de mudar a concepções da pratica dos professores. Esse investimento que a Secretaria tá fazendo para que os professores tenham uma formação adequada e que a população ganhe”, disse.

Ainda pela manhã do 2º dia houve um delicioso café da manhã.

_Veja fotos do 1º dia de Jornada Pedagógica:

Publicidade

_Veja fotos do 2º dia de Jornada Pedagógica:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS