Connect with us

Alagoinha do Piauí

TV Clube visita Alagoinha do Piauí e vai mostrar pinturas rupestres descobertas na região

Publicado

em

A cidade de Alagoinha do Piauí, município localizado a quase 400 km da capital Teresina, vem ganhando visibilidade e se destacando em todo Estado pela intensiva divulgação dos trabalhos de conservação e preservação do Sitio Arqueológico Rancho Neneia.

Na última quarta-feira (10), a equipe da TV Clube afiliada a Rede Globo no Piauí esteve em Alagoinha do Piauí para conhecer as pinturas rupestres do Sítio Arqueológico Rancho Neneia, situado na zona rural, a 30 km da sede do município. O local guarda registros históricos da vida do homem pré-histórico americano em território piauiense.

O Sítio Arqueológico Rancho Neneia fica localizado na propriedade do agricultor e ex-vereador do município, Adão Neném, e as pinturas foram encontradas pelo seu filho Zé Adão há aproximadamente 20 anos.


Matéria Relacionada:

Pinturas rupestres registram a existência de civilizações antigas em Alagoinha do Piauí; fotos e vídeo

Publicidade

A equipe de TV foi recepcionada pelo prefeito Jorismar Rocha acompanhado dos estudiosos, Samuel Nascimento, Fransuer Alencar, Clecionarton Teixeira e Honorato Lima.

O assessor de Cultura, Samuel Nascimento, destacou durante a entrevista algumas características do Sítio Arqueológico Rancho Neneia, entre elas, a formação das pinturas, imagens que encantam os visitantes.

“As pinturas que temos aqui não são apenas rabiscos. Temos desenhos que se assemelham a animais, pessoas, representações de caça e outras singularidades da população antiga que aqui habitou”, disse Samuel.

Samuel Nascimento durante entrevista sobre o Sítio Arqueológico

“Uma das pinturas que chama mais atenção, e que foi escolhida para símbolo do Sítio, nos permite interpretar que é a representação de uma pessoa com um arco e flecha na mão. Essa pintura foi simbolicamente batizada de GUERREIRO. Por representar a força do povo que aqui viveu e conseguiu deixar registros milenares para nossa geração”, explica.

Pintura Rupestre Guerreiro / Foto: Fransuer Alencar

O Sítio Arqueológico Rancho Neneia já teve suas pinturas rupestres enviadas para registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o qual segue aguardando a aprovação do registro.

Publicidade

O grupo de ativistas voltado à preservação do Sítio Arqueológico contam com a orientação da arqueóloga alagoinhense, Luziane Policarpo, que atualmente reside em Fortaleza – CE, mas oferece todo suporte necessário para os estudos.

Arqueóloga alagoinhense, Luziane Policarpo

O prefeito, Jorismar Rocha, que acompanhou e participou da reportagem informou que a gestão está ofertando total apoio a essa iniciativa.

“Desde que tive conhecimento das pinturas localizadas no Rancho Neneia busquei ações voltadas para essas questões, entre elas, um diálogo com o reitor da UFPI, há muitos anos, mas infelizmente não obtivemos efeito. Estamos buscando novamente desenvolver ações, desta vez, manifesto meu apoio ao Samuel junto aos demais integrantes do grupo para a conservação, preservação e divulgação do Sítio Arqueológico para que o local tenha o seu verdadeiro reconhecimento histórico”, disse o gestor.

Prefeito Jorismar Rocha e profissionais da TV Clube / Foto: Honorato Lima

Jorismar Rocha ainda destacou que o município é rico culturalmente, pois, há preservação das tradições através da dança com o São Gonçalo, reisado, bem como na produção de artesanatos, em especial os feitos no couro e na palha. “Pretendo continuar trabalhando e valorizando todas as expressões culturais de Alagoinha do Piauí”, disse o gestor.

A reportagem será exibida no domingo (14), no ‘Clube Rural’, programa voltado para pequenos e grandes empreendedores do meio rural do Estado do Piauí, às 07h30min.

Publicidade

Na oportunidade, os profissionais da TV Clube que visitaram o local, repórter Antônio Rocha e o cinegrafista Sávio Magalhães aproveitaram para registrar um contexto cultural e econômico, e mostrar a produção agrícola do milho, feijão, caju e mandioca que é o grande forte da economia local, bem como capturou imagens da Igreja de São João Batista, da principal Avenida do município, a 09 de Abril, e da Praça São Francisco.

Igreja de São João Batista / Foto: Fransuer Alencar

Confira as imagens:

Seu Adão Neném em entrevista sobre produção agrícola

Jorismar Rocha e família do seu Adão Neném

Fotos: Samuel Nascimento, Honorato Lima e Fransuer Alencar

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS