Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Cultura realiza live “Valores Culturais Alegretenses” com recursos da Lei Aldir Blanc

Publicado

em

A Secretaria de Cultura de Alegrete do Piauí, realizou nesta quinta-feira, 30 de setembro, a I Live Cultural com o tema “Valores Culturais Alegretenses”.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí faz um resgate da cultura local apresentando os potenciais artísticos do município, relembrando e contando suas histórias, mostrando os artistas locais e trabalhadores do segmento cultural que foram contemplados com o benefício emergencial da Lei Aldir Blanc.

A Live foi apresentada por Edson “Pop” Ribeiro e reuniu os artistas George Oliveira que fez uma narrativa sobre Alegrete e Poesia; os grupos de dança Companhia Aledance, Zumba Viver Bem e o grupo de Ballet que tiveram a coreografia da professora Patrícia Sousa.

Na live participaram também os cantores Jack Ramos e Robério Silva, grupo de capoeira, os cantores Carlinhos Morais e Raimundo Neto, o grupo de sanfoneiros, grupo de idosos e o cantor J. Silva.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-10-01-at-11.02.34-1.jpeg
Edson “Pop” Ribeiro apresenta a I Live Cultural de Alegrete do Piauí

A busca pelo recurso se deu graças ao empenho da Secretaria de Cultura, ainda no ano de 2020, quando a pasta tinha à frente a secretária Patrícia Sousa, e o município era administrado pelo prefeito Márcio Alencar, que é o atual secretário de Finanças.

Na época foi elaborado o cadastro e selecionados os artistas e grupos atrav´és de editais. Dentre os critérios exigidos é que o CNPJ do órgão esteja em dia, bem como o Fundo de Cultura e Plano de Cultura.

Publicidade

Conteúdo Relacionado: ALEGRETE | Secretaria de Cultura tem Plano de Ação da Lei Aldir Blanc aprovado pelo Governo Federal

Prefeitura de Alegrete do Piauí divulga edital para cadastro de agentes e espaços culturais


A prefeita Lilian Alencar esteve presente e prestigiou a atuação dos artistas da terra. Ela revelou que Alegrete é uma cidade que orgulha com muitos talentos nos variados segmentos das artes.

“Estou maravilhada em ver tantos talentos. Nossos artistas da terra são motivos de orgulho. Temos na dança, na sanfona, na zumba, ballet. São inúmeros talentos. Parabenizo a todos e se Deus chegaremos ao final da pandemia onde logo logo teremos eventos presenciais”, disse a prefeita.

O secretário de Cultura do município, Alberto Vitor, falou que as apresentações esboçaram beleza, alegria e muito entusiasmo.

“A live cultural foi de extrema importância para a cultura do município, porque estamos vivendo um longo período de dificuldades. O segmento cultural foi fortemente abalado onde todos aqueles que dele dependiam tiveram seus trabalhos paralisados do dia para a noite. A live foi a forma de mostrarmos ao público a arte exercida pelos que foram beneficiados pelo auxílio emergencial cultural da Lei Aldir Blanc”, disse.

“Tivemos apresentações lindas, cheias de alegria e entusiasmo dos artistas que se apresentaram, depois de um tempo parados, sem ensaios e apresentações. Foi de extrema importância manter acesa essa chama para continuar viva a cultura do nosso município. Foi uma experiência excepcional, uma noite linda que ficará na memória e disponível também na plataforma do YouTube, para que todos aqueles que ainda não assistiram ou que desejem assistir novamente prestigiem o trabalho, a arte ofertada pelos nossos artistas”, revelou o secretário de Cultura de Alegrete do Piauí.

Publicidade

A I Live Cultural pode ser assistida pelo Youtube no endereço a seguir https://youtube.com/channel/UCoprMPJ1dwz4Efoe-mUtZiA

Veja fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS