Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Educação desenvolve projeto Acelerando o Saber

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Alegrete do Piauí, desenvolveu o projeto intitulado como Acelerando o Saber: monitoramento de habilidades para o SAEPI de saída 2022. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura na gestão da prefeita Lilian Alencar.

O Programa Acelerando Saberes é uma estratégia de planejamento com foco em cultura de resultados que visa instituir um modelo de melhoria dos índices com foco em evidências verificadas em avaliações, sejam internas ou externas. Os resultados serão utilizados, não como classificação, mas como instrumento de intervenção dentro de padrões de desempenho.

Em 2022, há o desafio de retornar 100% presencial com todos os componentes, porém com um cuidado especial sobre as turmas do 2° e 5º ano de 2021.

Esses alunos estão em 2022 nas turmas do 3° e 6º ano respectivamente e farão Avaliação de Saída do SAEPI (Sistema de Avaliação do Estado do Piauí). Nesse sentido, o presente projeto é uma estratégia para monitorar e ampliar habilidades que serão avaliadas nesse instrumento, com foco em Língua Portuguesa e Matemática nos padrões evidenciados na avaliação de entrada e nos diagnósticos produzidos pela rede municipal de ensino.

Para a avaliação do SAEPI 2022 foram ministradas aulas de reforço que aconteceram no contraturno dos alunos com aulas pela manhã e tarde. Os alunos que estudavam no ensino regular na parte da manhã tinham reforço do Saepi durante a tarde e os que estudavam no ensino regular na parte da tarde tinham o reforço pela manhã.

Antes de iniciar as aulas foram realizadas reuniões com os pais de alunos e com os próprios alunos sobre o objetivo do reforço, conduzidas pela coordenadora pedagógica, Valdenia Silva.

Publicidade

Os alunos que participaram das aulas do reforço SAEPI eram das escolas: Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia (alunos do 6º ano manhã e tarde), da Unidade Escolar João Jacob de Araújo (alunos do 3º ano manhã), e alunos do 3º e 6º ano da Unidade Escolar Pedro Cazé da comunidade Malhada Alta, na zona rural, nos turnos da manhã e tarde.

O período de reforço escolar para o “SAEPI 2022 saída” aconteceu durante duas semanas entre os dias 15 e 29 de março. As provas do SAEPI aconteceram nos dias 30 e 31 de março de 2022.

As aulas de reforço escolar SAEPI eram de Língua Portuguesa e Matemática tendo como foco trabalhar e reforçar as habilidades para o SAEPI 2022.

“O projeto foi uma iniciativa da equipe da Secretaria Municipal de Educação e teve total apoio da secretária Virgínia Celia e da prefeita Lilian Alencar”, destacou a psicóloga Rayane Coelho.

A secretária de Educação, Virgínia Célia, agradeceu pelo empenho da equipe e destacou a importância do projeto.

“É de grande importância trabalhar as habilidades dos alunos e assim contribuir para melhores resultados. Quero agradecer a toda equipe que esteve empenhada trabalhando o projeto”, destacou Virgínia.

O projeto contou com apoio e suporte do diretor José Sabino (Escola Maria Juceneuda Maia) e da coordenadora Cícera Quitéria, bem como do diretor da escola Pedro Cazé, Jesildo e da coordenadora Eva Alencar, juntamente com a diretora da Escola João Jacob de Araújo, Socorro Lira e a coordenadora Lúcia Oliveira.

Confira as imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS