Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Educação e Meio Ambiente realizam diversas ações alusivas à preservação do Meio Ambiente

Publicado

em

Em 05 de junho é mundialmente comemorado o Dia do Meio Ambiente, a data é destinada para a reflexão e conscientização em relação à preservação dos recursos naturais.

Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Alegrete através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente realizaram na última sexta-feira (10) uma passeata de conscientização a respeito da temática pelas principais ruas do município.

O ato contou com a participação de estudantes, professores, gestores das escolas e da população em geral. Além disso, a passeata marcou a culminância das ações referentes à Semana de Meio Ambiente que foram desenvolvidas em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Em praça pública, foram expostos cartazes, faixas e materiais confeccionados pelo alunado de Alegrete durante a Semana de Meio Ambiente.

A secretária de educação, Virgínia Célia participou da passeata, em entrevista ao Cidades na Net ela destacou sua satisfação com as ações desenvolvidas nas escolas. “A passeata foi linda com os alunos participando ativamente. É válido ressaltar o trabalho belíssimo que foi feito em todas as escolas da rede municipal com a Semana do Meio Ambiente. Falar sobre isso é fundamental, principalmente com as as nossas crianças e jovens que são o futuro do nosso município”.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS:

Unidade Escolar Tertuliano Sanches Leal:

Iniciando no dia 06 de junho, a escola abriu a Semana de Meio Ambiente com a apresentação do projeto que seria trabalhado pelos alunos e professores da instituição.

Na terça-feira (07), aconteceu a palestra com o tema “Onde vivemos, onde viveremos”, que discorreu sobre o uso exacerbado dos recursos naturais. O professor Damião Ginus foi o palestrante.

Publicidade

Na quarta-feira (08) e quinta-feira (09), os estudantes participaram de oficinas. No primeiro dia, foi sobre a importância da sustentabilidade através do uso de materiais recicláveis com as professoras Anatalia Rodrigues e Valéria Barreto. E no segundo dia foi sobre a caatinga, contribuição para preservação do bioma brasileiro, com a professora Conceição Alencar. Na oportunidade foram confeccionados faixas e cartazes.

Unidade Escolar João Jacob de Araújo:

Nesta escola no primeiro dia foi feita a apresentação do projeto da Semana de Meio Ambiente pela equipe gestora aos alunos do 2° e 3° ano do Ensino Fundamental com o tema reciclagem.

No segundo dia foi realizada uma roda de conversa sobre o que é reciclagem com os professores, Geane Sousa, Celina Alves, Walkyrya Ribeiro, Damião Genus, Anaclete Rocha, Inez Ramos e Lusileuda Rodrigues.

No terceiro dia, os estudantes colocaram em prática os conhecimentos já adquiridos através de atividades desenvolvidas pelos professores.  No quarto dia, aconteceu a oficina de materiais recicláveis com os professores: Geane Sousa, Celina Alves, Walkyrya Ribeiro, Damião Genus, Anaclete Rocha, Inez Ramos, Lusileuda Rodrigues.

Unidade Escolar Mãe Maria:

Nesta instituição ao longo da semana foram realizadas respectivamente as seguintes atividades com os alunos: abertura e apresentação do projeto; aula teórica sobre a importância da água, apresentação da história “O camelo, o burro e a água; jogo de perguntas e respostas e dinâmica sobre a história anteriormente citada e produção de cartazes.

Unidade Escolar Antônio Gonçalo da Silva:

A programação da escola iniciou com uma reunião entre o corpo docente e a equipe gestora para a apresentação do projeto da Semana de Meio Ambiente. Em seguida, o projeto foi apresentado aos alunos. Ao logo da semana os estudantes realizaram plantio no pátio da escola e participaram de uma aula de campo numa horta na comunidade Catolé.

Publicidade

Escola Municipal Pedro Cazé:

Na programação da escola Pedro Cazé teve, reunião com o corpo docente e equipe gestora; apresentação do projeto aos alunos, oficina de materiais recicláveis; oficina de montagem de placas e faixas; produção textual e produção de paródia.

Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia:

Na referida instituição foram trabalhadas várias oficinas ao longo da semana, sendo elas: a poluição ambiental (com o professor Cosmo Genus); a importância da água na humanidade (com a professora Antonia Cristianeide); o efeito das queimadas (com a professora Taciana Dias); os biomas brasileiros (com a professora Cristina Cleide); é preciso cuidar do planeta (com a professora Lusileuda Rodrigues); o uso não sustentável dos recursos humanos (com a professora Anatalia Rodrigues); a extinção das espécies (com a professora Iara Clecia) e as consequências do desmatamento no meio ambiente (com a professora Cleonilda Sousa).

As atividades foram orientados pela equipe gestora da escola, através do diretor José Sabino (Professor Bidunga), da coordenadora Cicera Quitéria, da secretária Raquel Maia e da auxiliar de secretária, Marlene Alencar.

Ao todo, 200 alunos participaram da passeata e das ações da Semana do Meio Ambiente.

Mais imagens da passeata:

Unidade Escolar Tertuliano Sanches Leal:

Publicidade

Unidade Escolar João Jacob de Araújo:

Unidade Escolar Mãe Maria:

Unidade Escolar Antônio Gonçalo da Silva:

Escola Municipal Pedro Cazé:

Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS