Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Educação realiza palestra e oficinas sobre práticas pedagógicas voltadas para alunos com deficiência

Publicado

em

Nesta terça-feira (03), a Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí gerida pela prefeita Lilian Alencar e por intermédio da Secretaria de Educação, promoveu uma palestra para os professores da rede municipal com o tema “Adaptação e flexibilização curricular como prática pedagógica de apoio a inclusão escolar”.

A palestra foi ministrada pela mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Fátima Letícia da Silva Gomes e aconteceu pela manhã na Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia.

O objetivo do encontro foi discutir propostas de acessibilidade metodológica para os alunos com deficiência do município que são matriculados nas escolas regulares, como explica Fátima Silva.

“´´É uma proposta metodológica de acessibilidade que faz com que os alunos com deficiência tenham acesso ao conhcimento curricular, muitas vezes estes alunos têm dificuldades de fazer as mesmas atividades dos alunos que não possuem deficiência, então o professor pega aquele conteúdo e faz uma adaptação para que possa alcançar todos os estudantes de acordo com suas necessidades”.

A professora reiterou que essa proposta apresentada ao município de Alegrete é prevista na Lei da inclusão, que integra a acessibilidade metodológica e a flexibilização curricular. A palestrante também expôs aos professores os termos corretos a serem utilizados ao tratar pessoas com deficiência.

A tarde houveram oficinas nas quais os professores colocaram em prática os ensinamentos repassados pela manhã. Os docentes receberam conteúdos e tiveram a missão de readaptá-los e flexibilizá-los sem empobrecer a didática e trazendo aprendizado para o aluno com deficiência.

A secretária de educação Virgínia Célia falou sobre a importância de discutir esta temática com os professores. “A educação é para todos, então devemos sim promover acessibilidade a todos os alunos atendendo as necessidades e demandas que cada um possui”.

Damião Dinos é professor da rede municipal de ensino e participou do momento, ele gostou da palestra e conta que aprendeu muita coisa. “Eu avalio como excepcional, a palestra nos colocou a visão de que a educação não pode mais continuar centralizada somente no professor, mas também o aluno precisa ser ouvido e tem que haver acessibilidade com equidade, onde todos os alunos tenham acesso à educação sem barreiras. Nós professores temos esta missão e precisamos fazer nossa parte”.

Veja mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS