Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Educação trabalha competências socioemocionais no segundo módulo do Volta ao Novo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, através da Secretaria de Educação realizou o segundo módulo do Programa Volta ao Novo, desta vez foi dividido por etapas de ensino e escolas com a finalidade de conhecer as demandas existentes em cada modalidade. Os encontros aconteceram nos horários pedagógicos de cada escola.

O Programa Volta ao Novo tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino-aprendizagem.

Durante os encontros foi discutida a temática “Abertura ao Novo que traz as competências: curiosidade em aprender, imaginação criativa e interesse artístico.

O primeiro encontro foi realizado na terça-feira (31/08), na localidade Malhada Alta com os diretores, coordenadores e professores das escolas Pedro Cazé e Joaquim Pereira.

O segundo encontro ocorreu na quarta-feira (01/09), na escola da Sede: Maria Juceneuda Maia.

Em continuidade na sexta-feira (03/09), foi a vez das escolas Tertuliano Sanches Leal e João Jacob de Araújo.

Já na quinta-feira (09/09), o encontro foi com os professores do ensino infantil com as escolas:  Mãe Maria, Francisco Elpídio Ramos e Creche Tia Osay Maia.

E na terça-feira (14/09), aconteceu a última palestra sobre macro competência na localidade Pocinhos, zona rural do município. O encontro aconteceu na escola Antônio Gonzalo.

A Secretária de Educação, Virgínia Célia enfatizou a importância  Programa Volta ao Novo para os profissionais da educação.

“O Programa Volta ao Novo é muito importante, pois ele possibilita a esses profissionais acolhimento e trabalha questões super necessárias, principalmente agora neste período de pandemia”, disse a Secretária de Educação.

Segundo a psicóloga e articuladora do Programa que ministrou as 5 palestras, Rayane Coelho, esse programa convida a todos a saírem da zona de conforto, experimentar a fazer algo novo e que apesar do medo é necessário essa tentativa para o aprendizado e conhecimento.

Publicidade

“A abertura ao novo tem como finalizado estimular e vivenciar a criatividade, imaginação, interesse artístico e aprender coisas novas. Abertura ao novo convida a todos a saírem da sua zona de conforto e pensarem Fora da caixa e se reinventar com o que se tem vontade e curiosidade em aprender e fazer algo novo, apesar do novo gerar muitas vezes medo, angústia, ele é necessário para o crescimento, aprendizado e evolução do indivíduo”, afirmou a psicóloga.

Durante os encontros, estiveram presentes os diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS