Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE│Palestra e caminhada marcam 2º dia do IV Festival Estudantil de Identidade Cultural da U.E. ASA; fotos

Publicado

em

O IV Festival Estudantil de Identidade Cultural da Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar foi marcado no seu segundo dia com duas ocasiões. Pela manhã, por volta das 8h, foi ministrada palestra pela professora Niedja de Carvalho Mendonça. Com o tema “Resgatando Valores”, Niedja discorreu sobre importantes assuntos relacionados ao comportamento dos pais para com os filhos.

Voltada para o público-alvo, pais e/ou responsáveis, a palestra em sua temática abordou conceitos e reflexões sobre o significados da escola e seu papel – objetivo na vida das pessoas, assim como a diferença e importância que exerce o lar onde deve-se haver educação. Foram exibidos vídeos sobre os tipos de pais, isto é, qual sua participação na vida dos filhos, modos de relacionamento, comportamentos entre ambos, seja no dia a dia e durante o acompanhamento na escola.

Para a educadora e agente cultural, professora Niedja Mendonça, a educação dos filhos aplicada pelos pais é uma tarefa difícil e nem sempre estão preparados para desenvolvê-la com eficácia positiva. Sobre o assunto, ela fez suas colocações.

“Educar os filhos é uma tarefa para grande maioria, difícil. Muitos não estão preparados. Geralmente os erros cometidos pelos pais na educação dos filhos deixam consequências para o resto da vida”, colocou.

Dentro do que foi exposto, a professora adotou a metodologia de classificar os tipos de pais. Conforme exibição dos vídeos durante palestra, há seis tipos de pais. São eles: permissivos, negligentes, autoritários, helicópteros, bumerangues e com autoridade. Em cada um desses foram apresentados conceitos e características.

Publicidade

►Pais Permissivos – não colocam limites no comportamento dos filhos. Tendem a deixá-los fazer o que querem, não por falta de interesse, mas para que o filho fique contente; geralmente, permitem que tomem demasiadas decisões e escolhas sozinhos, sem sua guia e supervisão; muito amantes e respeitosos das necessidades emocionais do filho. Escutam, se interessam e dão atenção ao filho e pedem ao filho que mudem seu comportamento ou acreditam que mudará quando for maior.

Dentre as características apresentadas nesse conceito surgem algumas atitudes impostas pelos filhos que podem ser consideradas consequências como: o filho percebe que está no comando e aprende a manipular seus pais; cresce com um sentimento interior de insegurança por falta de limites; pode ter baixa autoestima por não ter aprendido a controlar-se; têm dificuldades de distinguir entre o certo e o errado, e tende a manipular as regras.

►Pais Negligentes – os pais que são tidos como negligentes são aqueles que tendem a ser frios, distantes, despreocupados e a não comprometer-se; mantém relações por reação e não por princípios; não corrigem seus filhos até ver-se obrigados e irritados; inconsistente e imprevisível para disciplinar; duro e abusivo quando está fora de controle; reina no lar a atmosfera de não amole e não toma tempo para escutar e animar os filhos.

Os pais que são considerados negligentes apresentam algumas características como: promessas velhas ou descuidadas provocam uma baixa autoestima; o abandono e a dureza produzem rebelião; poucos resultados por falta de motivação; insegurança; apoiam-se em seus amigos e companheiros, ou grupos antissociais.

►Pais Autoritários – preocupados por submissão e obediência extremas; inflexível – a obediência é mais importante que as relações; insensível e requer obediência sem considerar opiniões, sentimentos ou necessidade dos filhos; dominador, severo, controle parecido com o militar; fracassa no ensino de como escolher e tomar decisões; não é sensível às tendências e traços de caráter dos filhos; a rigidez deforma o espírito e se manifesta por uma atitude retraída ou aberta rebelião; ao independer-se desafiam aos pais ou rechaçam seus valores e sua religião; baixa autoestima e pouca habilidade para ajustar-se à autoridade ou uma conformidade excessiva; na adolescência tem a tendência de buscar amigos rebeldes.

►Pais Helicópteros – são pais totalmente focados nos filhos, com presença marcante nas decisões pessoais e profissionais destes, contribuindo para uma infância prolongada. Estão mais próximos de seus pais, mais do que em qualquer outra geração, e têm um respeito inabalável por suas opiniões. Apreciam muito essa amizade. Os Pais-Helicóptero  estimularam esse tipo de comportamento com seus filhos porque têm dificuldade de largar e deixar os filhos se virarem sozinhos no mundo, pois dedicaram muito tempo, energia e dinheiro na criação de seus filhinhos perfeitos

Consequentemente surgem resultados como incapacidade de tomar decisões e resolver problemas sozinho; falta de autonomia e independência; falta de responsabilização; falta de responsabilidade e persistência; falta de confiança na hora de lidar com problemas profissionais e pressões da vida, por não ter aprendido ultrapassar situações difíceis e desenvolver mecanismos de superação; informalidade e sinceridade diante da hierarquia; tudo vira crise e precisam de um mentor.

►Pais Bumerangues – o caso Bumerangue é muito comum devido a tais fatores como economia problemática (os pais bancam); dificuldade de se encontrar bons empregos; grande déficit escolar; valores estratosféricos do setor imobiliário; preferência.

Resultado: prolongamento da adolescência dessa geração, pois podem ser crianças por mais tempo e têm mais tempo para decidir o que querem “realmente” fazer da vida. Sempre respondem – “Ainda estou no processo”; sem a capacidade de analisar os fatos e responder por suas atitudes; não conseguem enxergar o impacto de seu comportamento sobre os outros e sobre o ambiente, perdendo a oportunidade de aprender com as próprias escolhas, erros e realizações e aprender a lidar com seus próprios conflitos e decepções, desenvolver mecanismos de superação e aumentar a capacidade de abrir mão da gratificação instantânea; a responsabilidade é um dos atributos mais importantes que desenvolvemos na infância e continuamos a primorar na fase adulta. Quando não nos responsabilizamos por nossos atos, temos dificuldade de nos comprometer e chegar aonde queremos.

Publicidade

►Pais com autoridade – tem regras claramente definidas, limites e princípios claros; consistente e flexível e é disposto a escutar as razões antes de tomar decisões; manifesta amor e compreensão, expressando-o com afeto físico; preocupa-se com as necessidades dos filhos e  Dedica-lhes tempo; ensina os filhos a tomar decisões e a escolher; é amigo dos filhos. Produz uma atmosfera carinhosa no lar.

Assim surgem possíveis efeitos sobre os filhos tais como: a relação cálida e carinhosa com limites tende a construir a autoestima; alto nível de autossatisfação, pois sabem controlar-se; saber e entender os limites da estabilidade emocional; desenvolve a habilidade de tomar decisões independentes e positivas e, por fim, tem boa comunicação e mínima rebeldia.


Currículo Profissional

Niedja de Carvalho Mendonça é graduada em Licenciatura Plena – Letras com habilitação em  Português e Inglês, respectivas Literaturas pela FAFOPA – Faculdade de Formação de Professores de Araripina – PE (2001); Possui Especialização em Ensino pela UFPI – Universidade Federal do Piauí em 2003; Pós-Graduada Lato Senso em Gestão da Educação Municipal pela UFPI em 2016. Atualmente é diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Francisco Macedo – PI, onde tem responsabilidade sobre o desenvolvimento das políticas educacionais municipal para a promoção da qualidade do ensino e o cumprimento da legalidade. É professora titular da disciplina de Língua Estrangeira – Inglês, na Unidade Escolar Estadual Antônia de Sousa Alencar Ensino Médio em Alegrete do Piauí. Tem experiência como professora do Ensino Superior em EAD e presencial na UFPI / UAPI – Universidade Aberta do Piauí; na UESPI – Universidade Estadual do Piauí; na FACIB – Faculdade da Ibiapaba e FLATED – Faculdade Latino Americana de Educação. É coordenadora do Ponto de Cultura Um Rincão Cultural na cidade de Francisco Macedo – Piauí. Também atua como Consultora Educacional e Agente Cultural. Certificado pelo autor em 28/01/2019. No CNPq – Currículo Lattes Indicadores da Produção.


> Caminhada Convite

Após a palestra voltada ao púbico-alvo, a continuidade da programação do segundo dia da quarta edição do Festival Estudantil de Identidade Cultural contou com Caminhada-Convite no período da tarde com objetivo de convidar toda a população e a apresentar as equipes explorando o tema. O local foi na sede da Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar.

A caminhada percorreu as principais ruas de Alegrete, com chegada na Praça Central. Logo em seguida houve a concentração e apresentação das equipes que vão participar das gincanas no decorrer das atividades dentro da programação.

Publicidade

Duas equipes disputarão a gincana do IV Festival de Identidade Cultural em Alegrete do Piauí. Representado o líder da equipe Ímpar Nova Geração, o atleta Anderson, falou sobre a importância da realização do evento que inciou no dia 17 e prossegue até o dia 25.

“A gincana proporciona à todos os alunos serem incluídos no projeto que traz aprendizado sobre educação de forma geral onde passam a conhecer como iniciou o processo de educação no Brasil até os dias atuais. O evento traz novos conhecimentos e assim descobrem novos artistas: alunos que cantam, alunos que dançam e alunos que sabem pintar. São coisas que se não houvesse a gincana ninguém ia descobrir”, disse o líder da Ímpar Nova Geração.

A outra equipe, a Força Jovem, a líder, Simara, também revelou seu ponto de vista sobre a importância das atividades do festival. A jovem revelou que é o primeiro ano que participa como líder.

“É um evento de inclusão de toda a sociedade e não apenas dos alunos. É um momento que nos impomos muito correndo atrás das coisas. Temos o intuito de vencer, mas independente de vencermos ou não, o importante é participarmos”, frisou.

O Festival Estudantil de Identidade Cultural já é tradição na escola. A diretora da Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar, Socorro Coelho, falou sobre os resultados que trazem a realização das atividades. Socorro acrescenta que a Semana Cultural vale pontos nas avaliações escolares.

“É muito valioso e o interessante é que os alunos sempre cobram da gente. Vemos o crescimento e aprendizagem. Eles [os alunos] se doam e assim superam nossas expectativas. Essa semana cultural traz grande conhecimento e aprendizado tanto para eles quanto para nós professores e diretores. É importante frisar que esse evento tem um regulamento e que há provas que servem como avaliação e contam pontos para as duas equipes. Ao final, a equipe que ganhar tem pontos nas atividades complementares e nas gincanas e será ainda premiada”, explicou a diretora da U. E. ASA.

Publicidade

> Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS