Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | 2º dia da Jornada Pedagógica trabalha implementação do Currículo Piauí

Publicado

em

A Jornada Pedagógica na cidade de Alegrete do Piauí teve continuidade nesta terça-feira, 23 de fevereiro. No primeiro momento, aconteceu a discussão sobre o “Currículo Piauí”, seguido da Formação Continuada, momentos conduzidos pela professora e palestrante, Cícera Quitéria.

“Hoje iremos tratar sobre a Implementação do Currículo Piauí no município. Na verdade, desde 2017 estamos passando por um processo de Formação Continuada em relação à BNCC, e os municípios juntamente com o Estado tiveram a liberdade de construírem os seus próprios currículos de acordo com sua realidade loca, regional ou estadual”, explica a palestrante.

De acordo com Cícera Quitéria, o município de Alegrete aderiu a seguir o Currículo do Estado do Piauí, então em 2019, houve o início das Formações Continuadas, em Teresina.

“Após esse período veio à pandemia em 2020, e na verdade hoje é a conclusão de um circulo que a gente já vinha trabalhando. Estamos hoje de fato e de direito entregando os Currículos aos professores da rede municipal, assim como confirmando o pacto que foi feito com o Governo do Piauí, com a SEDUC e com a UNDIME, de que nós iremos utilizar o currículo como base na educação”, finalizou a professora.

Durante a tarde houve oficinas, onde os grupos foram divididos por segmento: Educação Infantil (Cícera Quitéria e Marciana); Ensino Fundamental Menor de 1º a 5º ano (Lúcia Oliveira e Eva Alencar); Ensino Fundamental Maior de 6º a 9º ano (Valdenia Silva e Leilian Alencar).

“Pela manhã houve a apresentação e implementação do Currículo do Piauí, que a gente vem trabalhando desde 2020. Na parte da tarde, foram feitas oficinas direcionadas para cada etapa de ensino, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Foi uma tarde produtiva onde tivemos o envolvimento de todos os professores, diretores e coordenadores”, explica a professora, Cícera Quitéria.  

Além dos estudos dirigidos nas oficinas, foram apresentados em Plenária, os planos de aula, executados durante a oficina dentro de uma temática que pudesse contemplar todos os componentes curriculares e todos os campos de experiência.

A Jornada Pedagógica é um evento que marca o início dos trabalhos letivos no ano e tem como públicos-alvo, os professores, diretores, coordenadores e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Publicidade

Nesta quarta-feira, 23 fevereiro, está acontecendo o encerramento da Jornada Pedagógica o Monitoramento do PNE, conduzido pela professora Valdênia Silva, durante toda manhã.

No período da tarde será ministrada uma palestra por Thomas Pedro com o tema “A educação ambiental e os desafios em sala de aula”. O encerramento será presidido às 17h pela secretária de Educação Virgínia Célia.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS