Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Acadêmica de fisioterapia realiza Momento Saúde para ajudar pessoas a combater dores da Chikungunya

Publicado

em

A Chikungunya foi pauta do projeto voluntário Momento Sa´´ude realizado nesta quarta-feira (27) no povoado Pocinhos em Alegrete do Piauí. Tendo como idealizadora a acadêmica de Fisioterapia, Vanessa Marcos Rodrigues, o momento teve como objetivo principal, discutir como a fisioterapia pode ajudar com as dores causadas pela doença.

Vanessa explica que teve a ideia de realizar o projeto porque sentiu a necessidade na comunidade. “Desde que iniciei minha vida acadêmica na Fisioterapia, eu despertei o interesse em fazer intervenções na comunidade em que vivia porque sentia a carência deste tipo de evento”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0519-2.jpg

Foi quando a estudante teve acesso a disciplinas e práticas na área geriátrica e assim veio o interesse em promover a intervenção. “Quis trazer este momento para o meu interior porque eu vi uma demanda muito alta de pessoas reclamando das sequelas da Chikungunya”.

O Momento Saúde:

No Cabano Lazer, Vanessa se reuniu com a fisioterapeuta Beatriz Sousa, com a professora de dança, Patrícia Sousa e o radialista e professor, Iago Sousa, apoiadores do projeto. Lá, com a supervisão de Beatriz, foi realizado o processo de anamnese com preenchimento de exames físicos de frequência cardíaca, pressão arterial, saturação e temperatura.

Em seguida, aconteceu uma roda de conversa sobre o que é a Chikungunya, sintomas, tratamento, prevenção e sobre a importância da realização de exercícios físicos na recuperação da doença.

Além disso, as pessoas que compareceram contaram com a orientação de alongamentos e exercícios de baixa intensidade para ajudar com a dor. Logo depois, a professora de dança Patrícia Sousa ministrou a aula de ginástica aeróbica.

Ao Cidades na Net ela destacou os benefícios da dança no alívio das dores. “São inúmeros os benefícios que a dança traz ao corpo humano, por ser uma aula aeróbica, a dança trabalha muito com a resistência e fortalecimento de membros por intermédio dos saltos e agachamentos melhorando a parte cardiovascular, ritmo e equilíbrio”, afirmou Patrícia Sousa.

Para finalizar, a professora deixou sua mensagem. “Minha mensagem é que não importa o seu estado físico ou mental, a dança pode te proporcionar inúmeros benefícios. Muitos podem alegar sobre a questão de tempo e trabalho, mas pare e pense; se deixar sua saúde de lado por falta de tempo ou trabalho, cedo ou tarde terá que arrumar tempo para correr atrás dela”.

O outro colaborador do evento, Iago Sousa ressaltou sua felicidade com o momento, parabenizou a idealizadora e frisou a importância de intervenções como esta.

“Feliz demais em poder apoiar, incentivar e participar deste “momento saúde” realizado no meu povoado Pocinhos e idealizado pela minha prima Vanessa. As comunidades precisam destas ações. Quando estive à frente da Secretaria de Cultura era rotina esses projetos. Como as aulas de ginástica aeróbica, de de dança, de ballet e o Forró dos Idosos. Parabéns prima pela coragem e ousadia e por trazer seus conhecimentos para a sua comunidade de origem. Conte sempre com meu apoio”.

Confira mais imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS