Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Assistência Social promove capacitação para profissionais do Programa Criança Feliz

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Equipe Técnica de Referência Psicossocial junto com a supervisora do Programa Criança Feliz (PCF), promoveram na manhã desta última quarta-feira (16), um treinamento para os visitadores do programa na Metodologia CDC Módulo Primeira Infância no SUAS.

A capacitação foi ministrada pela Supervisora do Programa Criança Feliz do município, Isadora Ramos Maia, junto com a Secretária de Assistência Social, Ariane Santos, e aconteceu na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Durante o encontro, os visitadores do programa receberam as orientações sobre as novas metodologias no Cuidado para o Desenvolvimento da Criança (CDC), e os desafios da visita domiciliar em tempos de pandemia. Além de discutir temáticas sobre como realizar as visitas e o olhar do visitador em tempos de pandemia.

A secretária de Assistência Social, Ariane Santos, fala sobre a finalidade da capacitação e explica sobre ações realizadas pelo Programa Criança Feliz.

Secretária de Assistência Social, Ariane Santos, acompanhada da Supervisora do PCF e da prefeita Lila Alencar

“A capacitação objetiva o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos, visando o desempenho de funções. A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida, dessa forma, existe a necessidade do aperfeiçoamento e do desenvolvimento das ações mesmo diante da pandemia, por isso, estamos realizando esta formação para que os nossos profissionais estejam aptos para realizar o trabalho”, explica.

Publicidade

A supervisora do Programa Criança Feliz, Isadora Ramos Maia, conduziu as parte do planejamento e a realização do Plano de Ações que contém as atividades e visitas domiciliares previstas pelo programa, ainda abordou sobre a rede de apoio no atendimento do CRAS, e explicou que as crianças que vivem em ambientes saudáveis e seguros têm maior probabilidade de alcançar o seu potencial de desenvolvimento, reforçando a importância do acompanhamento desde a primeira infância.

“O Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI) refere-se à forma como uma criança cresce e aprende durante os primeiros anos da sua vida. É marcado por um padrão de mudanças que ocorrem à medida que a criança desenvolve a capacidade de ter um pensamento mais complexo e sofisticado e a capacidade de raciocínio, de comunicar mais claramente, de se movimentar mais livremente e aprender a ser social e a controlar as suas emoções”.

Isadora Ramos Mais, ainda explica: “As crianças que vivem em ambientes saudáveis e seguros têm maior probabilidade de alcançar o seu potencial de desenvolvimento, alcançando níveis excelentes de desenvolvimento físico, cognitivo, linguístico e sócio-emocional. As crianças são seres individuais que se desenvolvem em ritmos diferentes. A evidência demonstra que a estimulação nos primeiros anos de vida é tão importante para o desenvolvimento geral da criança como uma boa saúde e alimentos apropriados”, pontuou.

Além das presenças já citadas, participaram da capacitação, a psicóloga Vanessa Marques que fez parte do treinamento; a Assistente Social, Elaine Ribeiro, e a prefeita Lila Alencar, que ao final da formação realizou a entrega dos novos fardamentos a toda equipe do Programa Criança Feliz (PCF), dessa forma, os profissionais poderão atuar padronizados, com segurança e utilizando EPI´s de proteção.

As capacitações ocorrem de acordo com o período e as mudanças dos Decretos, do call vídeo sobre a metodologia da visita domiciliar na pandemia. Por fim, toda a equipe recebeu o documento de certificação, e a equipe ainda informa que o objetivo é continuar os trabalhos cada vez mais qualificados.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS