Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Curso Cavalcante realiza aula inaugural do “Pré-Enem Popular”; vereador Mateus Vicente é o idealizador do projeto

Publicado

em

Mais de 100 alunos que passaram por uma prova seletiva, foram selecionados e está em busca de prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não possuem condições de pagar um cursinho, participaram da aula inaugural do Curso Cavalcante, na manhã deste domingo, dia 26 de maio, na Escola Antônia de Sousa – o ASA, em Alegrete do Piauí.

Intitulado de “Pré – Enem Popular”, a iniciativa de buscar o projeto para o município de Alegrete do Piauí partiu do vereador Mateus Vicente Ramos Rodrigues (PRP) – O Mateus do Vianor, que viabilizou junto ao deputado estadual Nerinho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado, que tem à frente Igor Neri, com recursos do Governo do Estado.

Na abertura do evento, diversas autoridades estiveram presentes, destaques para o vereador Constâncio Ramos (PROGRESSISTAS) – presidente da Câmara, o vereador Luís Carlos (PSD), o secretário municipal de Cultura, Iago Sousa, o representante da Escola Antônia de Sousa Alencar – anfitriã e parceira da iniciativa, professor Nassis Alencar, a supervisora de ensino e coordenadora da UAPI, Jessica O’hara, o  professor Edvarton Cavalcante, coordenador e proprietário da empresa, o professor do curso Cavalcante Deivisson, familiares do vereador Mateus Vicente, pais de alunos e alunos.

O processo será ministrado pelo Curso Cavalcante que atua há seis anos no mercado ajudando milhares de alunos a transformarem seus sonhos em realidades através da educação.

Neste primeiro momento foram disponibilizadas cerca de 100 vagas para os estudantes de 1º ao 3º ano do ensino médio e também para as pessoas que estudaram nas escolas públicas da rede municipal de ensino e tem interesse em fazer o Enem e ingressar em um curso superior.

Na aula inaugural, o professor Deivisson falou sobre a metodologia do curso e explanou sobre a visão geral, do que os alunos terão nos próximos encontros. Depois foi servido um lanche para todos os presentes.

Publicidade

Em entrevista o professor Edvarton Cavalcante, coordenador e proprietário da empresa que vai ministrar o curso explicou como vai funcionar o curso.

“Para ingressar no curso, os alunos se inscreveram, participaram de um mini – vestibular. Os 100 primeiros colocados foram automaticamente matriculados. Os alunos terão aulas presencias – dois domingos em cada mês – e acesso a plataforma online de vídeos aulas completas para o Enem. Para os alunos que não dispõem de internet 24h para ver o material da plataforma o curso oferta ainda um aplicativo, onde aluno ainda poderá baixar os vídeos aulas e acompanhar o curso como e onde estiverem”, disse Edvarton.

Edvarton avaliou ainda o momento como um divisor de água para a educação alegrentense. “Nós estamos muito motivados e orgulhosos. Temos ideias fantásticas para aulas com professores de Picos e Teresina e todo suporte necessário para que os alunos inscritos façam uma boa prova no Enem. Alguns dias antes da realização da prova do Enem vamos fazer um aulão e assim levar esses alunos a aprovação. O projeto não é politico. É gerido com recursos públicos. Mas para o aluno ter acesso ao curso, foi realmente testados os conhecimentos dos alunos e os 100 melhores foram aprovados e tem uma fila de espera de mais 40 alunos”, finalizou.

Em entrevista, o vereador Mateus Vicente agradeceu ao deputado estadual Nerinho, ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado, Igor Néri, ao prefeito Márcio Alencar, a Escola Estadual e demais parceiros, pelo apoio e principalmente a rede estadual de ensino, os professores e alunos presentes.

“Agradecimentos a todos os parceiros envolvidos. Alegrete é uma cidade reconhecida em todos os setores. E os nossos alunos tem potencial. O que precisava é de investimentos e foi isso que fomos buscar com o Nerinho, com o Igor Néri e com o curso Cavalcante. Queria agradecer a todos que abraçaram essa causa junto comigo e com o Edvarton Cavalcante, nos apoiaram muito, e a gente fica muito agradecido pelo reconhecimento de vocês. Aos alunos que estão presentes aqui hoje, digo que já estive no lugar de vocês, sei o quanto é difícil essa preparação para o Enem, sei os percalços que vivenciam como pressão psicológica, pressão da prova, da família, o sonho de vocês de passaram em uma faculdade, eu sei o quanto isso é importante”, disse.

Publicidade

“O sentimento hoje é de realização. De felicidade. Esse projeto vai revolucionar a educação alegretense e entra para a história e isso nos deixa com muito orgulho. Vamos buscar 100 % de aprovação no Enem e fixar no final do ano uma placa de vários aprovados em vestibulares, graças a esta oportunidade que estão tendo”, concluiu.

_Os três melhores alunos da prova seletiva:

A reportagem do Portal Cidades Na Net entrevistou os três primeiros colocados entre os 130 alunos que participaram da prova seletiva. Todos oriundos da Escola Estadual, Antônia de Sousa Alencar,  eles expressaram o sentimento de terem em sua cidade um curso como o do Cavalcante.

O primeiro colocado na prova seletiva, foi o aluno Wanderson Ramos de Alencar. “Eu agradeço ao vereador Mateus Vicente pela iniciativa. Antes deste curso, os alunos de Alegrete do Piauí, só tinham duas opções ou sair para morar em Picos e pagar a estadia , ou fazer um curso online. E este curso traz uma oportunidade única para todos nós que sonhamos com um curso superior. Eu me sinto muito honrado por ter sido o primeiro colocado na seletiva e isso me inspira para aproveitar o máximo o curso e consequentemente também passar em dos cursos superiores que eu deseje fazer”, disse.

A segunda colocada foi à aluna do 3º ano do ensino médio, Ana Karolina de Sousa Alencar e ela avalia a aula inaugural. “Eu fico muito orgulhosa de mim mesmo”. Estou gostando muito da oportunidade. Esse é projeto grandioso que contempla uma grande quantidade de pessoas. Então é só agradecer a Deus e as pessoas que tiveram essa ideia brilhante de impulsionar e nos incentivar para uma educação de qualidade”, reforçou.

Publicidade

O 3º colocado da seletiva do Pré – Enem Popular”, destacou sobre o que representa o curso para a sua formação profissional. “Eu me considero privilegiado pela oportunidade de ter sido aprovado para estudar um dos melhores cursos preparatórios para Enem que é o curso Cavalcante. Isso é gratificante e extremamente motivação para alcançarmos nossos objetivos”, pontuou.

_Enem 2019:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no último dia 27 de fevereiro que as provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 6 a 17 de maio.

No primeiro dia de provas serão testados os conhecimentos de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. No segundo dia de exame haverá as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

_Veja mais fotos: 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS