Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Gincasa Cultural, desfile e festa, encerram o IV Festival Estudantil de Identidade Cultural da U.E. ASA; fotos

Publicado

em

A Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar, do município de Alegrete do Piauí, promoveu, no período de 17 a 25 de outubro, o IV Festival Estudantil de Identidade Cultural.

A IV edição, refletiu sobre o tema: “Universo Estudantil: Resgate Histórico”. A temática buscava como objetivo conhecer a evolução histórica da educação, suas mudanças positivas e negativas, em especial a de Alegrete, destacando o estudante como um sujeito protagonista, responsável, educado, cortê, respeitador e agente de transformação da sociedade.

A ação foi organizada pela ASA, através do corpo docente da escola formado pelo supervisor de Ensino, Manoel José de Sousa, pela diretora Maria do Socorro Coelho, pelas coordenadoras pedagógicas: Alcenir de Sousa Luz, Idaiany Eva Silva Ramos e Jucileide Maria Ramos, juntamente com a coordenadoria administrativa que tem a frente Diego José, a secretária Laiane Alencar, professores, auxiliares administrativos, bibliotecária, auxiliares de serviços diversos e alunos. O Festival Estudantil envolveu toda a comunidade escolar que foram divididas em duas equipes, os Ímpares (‘Nova Geração’) e Pares (‘Força Jovem’).

_Programação Realizada

As equipes mostraram habilidades e participaram de atividades diversificadas. A programação foi iniciada com um Dia de Lazer na Chácara de Chico Alberto, os alunos tomaram café da manhã, almoçaram e no decorrer do dia disputaram um torneio de natação. Os ganhadores foram agraciados com uma caixa de chocolate, tanto para categoria masculina quanto para a feminina.

No segundo dia, a programação contou com palestra para pais e/ou responsáveis ministrada pela palestrante, professora Niedja Mendonça, com tema Resgatando Valores. No período da tarde, às 16h, foi realizada uma Caminhada-Convite com finalidade de convidar toda a população a participarem do evento e a apresentação das equipes explorando o tema.

As atividades do terceiro dia aconteceram na própria sede da escola. Com inicio às 07h a organização dos estandes iniciaram, sendo realizadas pelas duas equipes. Durante a tarde às 16h houve a abertura da Semana Cultural e, às 18hs, exposições e visitas aos estandes.

Durante o quarto e o quinto dia da programação foram realizados jogos estudantis, com o futsal masculino, handebol feminino e o futsal masculino com o time formado pelos pais dos alunos, no Centro Esportivo José Amirtes.

Seguindo o cronograma, no sexto dia foi realizado entregas de cestas básicas às famílias no município.

No sétimo dia, encerrando do IV Festival Estudantil de Identidade Cultural, com a Gincasa. Às 18hs as duas equipes Nova Geração e Força Jovem competiram, logo após, desfile Garoto e Garota ASA 2019 e às 23h teve início a festa de encerramento com o DJ Micael – UTOPIA, no Centro Esportivo José Amirtes.

_Comissão Julgadora

A comissão julgadora do evento foi formada pelos jurados: o secretário de cultura, Iago Sousa; a nutricionista, Luzileuda Rodrigues; os professores Washington e Janderson e a professora Celina que avaliaram as equipes durante a semana cultural.

Publicidade

_Gincasa

Danças, brincadeiras, jogos, paródias, peças teatrais com a participação dos pais, e provas surpresas que contaram com a participação do público, fizeram parte das atividades realizadas pelas equipes.

_Desfile

No desfile, os representantes da equipe “Pares Força Jovem” Priscila e o Antônio Júnior se tornaram a Garota e o Garoto Asa 2019.

_Resultado

Com a contagem dos votos, a equipe Impares Nova Geração venceu com um resultado de 444 contra 432 da equipe Pares Força Jovem.

Representando a equipe campeã,  Ímpar Nova Geração, o líder Wanderson, que recebeu o troféu em nome do grupo avaliou a Semana Cultural e agradeceu.

Publicidade

“A Semana Cultural foi um evento fantástico que engajou todos os alunos a participarem do evento. Me sinto muito orgulhoso em ter liderado a equipe campeã, e pelo esforço demonstrado por todos para vencer. Agradeço a todos da equipe por ter nos ajudado e a vitória foi merecida porque todos se esforçaram muito para isso. Quero agradecer também a comissão organizadora do evento, tudo saiu como o previsto”, disse.

A líder da equipe Pares Força Jovem, Simara, falou sobre o evento, agradeceu a sua equipe pelo esforço e parabenizou a equipe campeã.

“Foi um grande evento, sensato, sem brigas, minha equipe lutou muito, mas não foi dessa vez, fizemos um verdadeiro show, foi tudo lindo e ano que vem já esperamos pela próxima gincana. Quero parabenizar a equipe campeã pelo esforço, e por todas as coisas que passamos juntos. Parabéns pela vitória”, relatou.

Representando a comissão de organização da IV Semana Cultural da ASA, a diretora da escola, Maria do Socorro, falou sobre a importância de atividades culturais e da participação coletiva envolvendo pais e alunos.

“A Semana Cultural superou as nossas expectativas, os nossos alunos se esforçaram, lutaram, mostraram o seu potencial a cada tarefa realizada. O trabalho em equipe, a vibração a cada trabalho bem feito e a participação envolvendo os pais dentro do âmbito escolar fez o nosso evento ainda mais especial. Agradeço a todos que participaram e parabenizo as duas equipes por toda a garra que demonstraram durante esses dias e a organização do evento que foi essencial durante todo o processo. Vamos aproveitar a noite, a festa é de vocês como forma de reconhecimento”, falou.

Publicidade

O evento cultural contou com o apoio do prefeito de Alegrete, Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, das deputadas federais Margarete Coelho e Rejane Dias, do deputado estadual Georgiano Neto e da secretária Municipal de Educação, Virgínia Célia.

Após o resultado que definiu a equipe campeã e o Garoto e Garota Asa 2019 foi dado início a festa de encerramento com o DJ Micael – UTOPIA.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS